TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Psicanalista lança livro sobre saúde mental e os tabus sociais na FLIP

Renata Quiroga é autora de “O escutador da Quaresma”, que escreveu sobre e durante a pandemia de Covid-19

Por Portal Eu, Rio! em 29/11/2023 às 05:00:00

Foto: Divulgação

O livro “O Escutador da Quaresma’, de Renata Quiroga, é um romance psicológico contemporâneo que fomenta o debate sobre saúde mental de forma lúdica, promovendo um debate fundamental sobre um tema tão urgente na sociedade. A obra foi lançada na Casa da Leitura e do Conhecimento, em Paraty, no evento “O impacto das sociedades de rede nas relações humanas”, durante a Feira Literária da cidade. A atividade contou com a presença da socióloga e psicanalista Ingrid Gerolimich e de Joice Berth, também psicanalista.

“Ao longo da trama contada pelos personagens do livro, há o intuito de abordar o entendimento das diferenças, a patologização e a medicalização excessiva, nos casos de saúde mental”. Segundo a especialista, “Vivemos hoje em um cenário em que as doenças psíquicas aumentam em larga escala, mas o tema ainda é tabu. Há muito preconceito e, com isso, surgem as dificuldades de lidar com as questões da melhor forma”, destacou a psicóloga, psicanalista e escritora.

Sobre o livro, a autora explicou: "entender as dificuldades de quem sofre de alguma instabilidade psíquica é uma necessidade. O livro tem também o objetivo de romper com esses paradigmas para acolher as pessoas. E, de forma lúdica, mostrar como todos nós sofremos com o isolamento, na pandemia, por exemplo. Se todos sofreram com o isolamento, os métodos de internação e encarceramento precisam ser debatidos e repensados. Existem formas de tratamento que não geram essa dor”.

A obra literária nasceu logo após o anúncio da pandemia de COVID-19. A trama usa como centro o isolamento social imposto pela crise sanitária global. De forma ficcional, aborda a convivência das pessoas consideradas "loucas" com o resto da sociedade. Narra como surgiu a ideia de loucura e a passagem dos "loucos" pela internação em asilos psiquiátricos.

À personagem que dá título à obra, é solicitada fazer o retorno dos internos à cidade, numa alusão ao momento da Reforma Psiquiátrica. O isolamento, a proximidade com a morte, as questões sociais e a saúde mental se interligam ao contexto da pandemia para convocar o leitor à reflexão de suas próprias prisões como destino de suas pulsões.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.