O final de novembro já é conhecido mundialmente como a época em que os consumidores devem ficar espertos nas promoções da Black Friday. Para entender melhor o comportamento dos consumidores e empresas, a conta digital para empresas Asaas realizou um levantamento avaliando mais de 130 mil clientes. Os dados mostraram um aumento de mais de 1.400% na quantidade de transações via PIX no período de 21 a 27 de novembro de 2022 e 2023. O segundo tipo de transação mais realizada foi o boleto, com um aumento de 42% e, por fim, o cartão de crédito, com 90%.
Do ano passado para este, o número de clientes da instituição financeira aumentou pouco mais de 40% e os dados levam em consideração este crescimento. Ao avaliar o total de transações criadas, este número cresce ainda mais e salta para 325% a mais do que foi no mesmo período do ano passado, o que demonstra um aquecimento maior do mercado.
O volume total de pagamentos (TPV) dos mais de 90 mil clientes em 2022 chegou a mais de R$ 19 milhões. Já em 2023, o TPV de mais de 130 mil clientes cresceu em 360%, chegando a mais de R$ 88 milhões.