No próximo sábado (2), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebe o Festival LAB Cultura Viva – Rede de Ações Culturais. O evento será realizado no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no Flamengo, e faz parte do projeto de extensão LAB Cultura Viva da UFRJ, coordenado pela Extensão da UFRJ.
O principal objetivo do festival é fortalecer a rede colaborativa de ações culturais, envolvendo a universidade e outros setores da sociedade, integrando ações culturais de diferentes territórios da cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana.
"Além de celebrar os 10 anos da Lei Cultura Viva e os 20 anos dos Pontões de Cultura, marcos nas políticas públicas culturais do Brasil de América Latina, o festival é uma oportunidade de reunir diferentes agentes culturais, locais e internacionais, para pensar o panorama da cultura no estado do Rio e no Brasil, assim como as perspectivas que queremos construir para o futuro", afirma Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ.
Estarão presentes gestores culturais e da administração pública do Brasil, Argentina, México e Espanha, secretários municipais, estaduais e federais de educação e cultura, professores da UFRJ, presidentes e diretores de instituições públicas educacionais e culturais e entidades do terceiro setor.
O evento terá também a participação de redes, coletivos, movimentos culturais e convidados do Movimento Latino-americano de Cultura Viva Comunitária.
De apresentações artísticas a ações de formação
A programação é gratuita e co,nta com shows, apresentações artísticas e culturais, palestras, debates, rodas de conversa e ações de formação no campo da cultura e comunicação.
"A ideia é também mostrar as práticas, metodologias e conteúdos produzidos pelas iniciativas culturais externas e articulá-las com os eventos e ações internos da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ", explica Bentes, que foi gestora do Programa Cultura Viva (2015 -2016).
Outros nomes confirmados são Célio Turino, idealizador dos Pontos de Cultura, a deputada federal Jandira Feghali, autora da Lei Cultura Viva, e Rodrigo Dias e Josiane Ribeiro, gestores do MinC.
O evento recebe gestores culturais da Argentina, México e Espanha, representantes dos povos indígenas, fazedores de cultura e o presidente da Casa de Rui Barbosa e a coordenação do Fórum de Ciência e Cultura.
A atividade é gratuita e aberta ao público. Para participar e receber certificado oficial de participação reconhecido pela UFRJ, inscreva-se no link.
Rede de Formação em Cultura Digital será lançada
Durante o evento, será lançada a Rede de Formação em Cultura Digital – Labic Brasil, uma parceria da Pró-reitoria de Extensão da UFRJ com a Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura do Ministério da Cultura. A ação será realizada ao longo de 2024, nas cinco regiões do país, com edições no Rio de Janeiro, Belém, Salvador, Brasília e Curitiba.
SERVIÇO
Data: 2 de dezembro 2023
Horário: de 10h às 19h
Local: Fórum de Ciência e Cultura UFRJ, Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
Endereço: Av. Rui Barbosa, 762 - Flamengo - RJ
Gratuito e classificação livre
Confira aqui a programação completa
Os debates do festival serão transmitidos pelo Canal do Youtube da Extensão da UFRJ
Sobre o Lab Cultura Viva
É uma rede de ações culturais fomentada pela UFRJ, envolvendo a comunidade e integrando diferentes territórios da cidade do Rio de Janeiro. Desde 2010, o LAB Cultura Viva vem desenvolvendo ações e práticas junto aos Pontos de Cultura do estado do Rio de Janeiro e do e do Brasil.
Hoje fazem parte do LAB Cultura Viva grupos como Jongo da Serrinha, Instituto Sérgio Ricardo, ANF - Agência de Notícias das Favelas, Folia Carioca, Instituto Brasileiro de Música e Educação, Slam das Minas, entre outros coletivos e iniciativas culturais.
Sobre os Pontos de Cultura
Quando Gilberto Gil assumiu o Ministério da Cultura do Brasil, em 2003, defendeu que o Brasil precisaria ser massageado, em seus muitos pontos de potência cultural, para uma ativação do corpo cultural do país. O “do-in antropológico”, como foi chamado por Gil, resultaria, em 2004, nos “Pontos de Cultura”, política pública ligada ao programa “Cultura Viva”, idealizado pelo escritor e historiador Célio Turino.
O que é a Extensão da UFRJ
A Extensão é a área da UFRJ responsável por conectar a universidade à sociedade. Com 3 mil projetos de diferentes áreas, as ações de extensão atingem um público de mais de 2 milhões de pessoas por ano, no Rio e em todo o Brasil, com pesquisas, eventos, cursos, oficinas e capacitações.