O Flamengo chega na última rodada do Brasileirão 2023 com chances residuais de título, precisando tirar uma diferença de 17 gols para o Palmeiras, líder do campeonato. Quem sentiu o cheirinho por mais tempo, dessa vez, foi o Botafogo, líder por 30 das 37 rodadas da competição. Longe dos tempos de Malvadão, o time da Gávea completa três anos sem liderar uma rodada sequer. Sem repetir, este ano, o brilho nos mata-matas de 2022, quando papou a Copa do Brasil e a Libertadores, o rubronegro passou em branco.
Não faltou, contudo, fé da maior torcida do Brasil, com 31% das preferências declaradas dos fãs de futebol. O time liderou com sobra as estatísticas de venda de ingressos e presença nos estádios. Nem a campanha irregular, alternando vitórias categóricas sobre rivais de peso com derrotas surpreendentes para concorrentes da parte de baixo da tabela, desanimou a Magnética. Tendo São Judas Tadeu, o padroeiro das causas impossíveis, como protetor, o Mengão enfrenta outro santo, o São Paulo, no Morumbi. O estádio traz más recordações para os rubronegros, que assistiram o tricolor paulista quebrar o jejum na Copa do Brasil em cima do Flamengo. Como requinte de crueldade, o comando do São Paulo coube a Dorival Júnior, campeão com os rubronegros no ano anterior.
A melhor média de público da história (26,5 mil torcedores por partida), quase 10 milhões de ingressos vendidos, além de emoção do começo ao fim. O Brasileirão Assaí 2023 será encerrado nesta quarta-feira (6) numa grande festa do futebol nacional. Nesta noite, as 20 equipes entrarão em campo para decidir a classificação final da elite do futebol brasileiro. A 38ª rodada vai revelar aos torcedores o campeão da edição deste ano, assim como os classificados para a Libertadores, Sul-Americana e os rebaixados.
RECORDE DE PÚBLICO DA HISTÓRIA
Além do alto nível demonstrado em campo, a Série A de 2023 também foi sucesso fora dos gramados. A competição apresenta uma média histórica de 26.538 pagantes por jogo, número sem precedentes para o torneio cujo recorde pertence a edição de 1983, com 22.953 por partida. Antes da rodada final, o campeonato nacional levou aos estádios 9.474.238 pagantes ao todo, e a estatística deve se aproximar dos dez milhões de torcedores.
Ao longo do ano, o Flamengo sempre esteve à frente nesse quesito, com 54.190 pagantes a cada duelo. À exceção de um jogo realizado em Cariacica (ES), todas as partidas do Rubro-Negro carioca tiverem a presença de mais de 40 mil torcedores. O time conta também com o maior público desta edição: 64.708 contra o Santos, no Mané Garrincha, em Brasília (DF).
Outros seis times contaram com a média de 30 mil torcedores por confronto: São Paulo (44.199), Corinthians (38.409), Bahia (36.966), Palmeiras (33.198), Fortaleza (32.787) e Grêmio (31.385).
"O Brasileirão Assaí 2023 é uma celebração do futebol brasileiro. Juntamente com os clubes, atletas, treinadores e árbitros, a CBF faz neste ano uma edição histórica. Os torcedores confiaram no nosso trabalho e lotaram os estádios por todo o país numa demonstração inequívoca de amor ao futebol e da grandiosidade da competição. O campeonato chega ao final nesta noite com uma disputa emocionante pelo título e pelas vagas nas competições continentais do próximo ano. Isso mostra a força do histórico Brasileirão Assaí 2023", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Líder com 69 pontos, o Palmeiras apresenta boas chances de levantar o títulos. Para se tornar campeão, um empate contra o Cruzeiro basta para o time alviverde, que apresenta uma vantagem de 8 e 15 gols em relação a Atlético-MG e Flamengo, respectivamente.
Empatadas em 66 pontos, as equipes dependem de uma combinação de resultados para garantir a taça. No caso do Galo, deve vencer o Bahia fora de casa e torcer para que o Palmeiras seja derrotado pelo Cruzeiro no Mineirão. Ainda seria necessário tirar a diferença no saldo de gols. Para o Flamengo, o cenário é mais difícil, já que precisa das derrotas de Palmeiras e Atlético Mineiro, além de tirar a larga diferença no saldo diante do São Paulo, no Morumbi.
Respeitando as possibilidades, a CBF montou uma estratégia para levar três taças e um conjunto de medalhas diferentes às partidas dos times que ainda sonham com o título do Campeonato Brasileiro.
DISPUTA POR VAGA NA LIBERTADORES
Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo, Grêmio, Botafogo e Red Bull Bragantino formam o G-6 e são as equipes classificadas para a Libertadores de 2024, Por enquanto, Botafogo e Red Bull Bragantino estão garantidos na Pré-Libertadores, mata-mata que antecede a fase de grupos da competição.
São Paulo e Fluminense conquistaram a vaga para a competição continental com os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores, respectivamente.
LUTA CONTRA O REBAIXAMENTO
Santos, Bahia e Vasco lutam para sair do Z-4 e permanecer no primeiro escalão do futebol brasileiro. Na 15ª posição om 43 pontos, a equipe santista garante a permanência na Série A com uma vitória contra o Fortaleza na Vila Belmiro. Mas, se empatar, deve torcer por tropeços de Bahia e Vasco. No pior dos cenários para o Peixe, um empate ou derrota do Bahia ou uma derrota do Vasco livram o time.
O Vasco enfrenta o Red Bull Bragantino, em São Januário, precisando de uma vitória para se garantir na próxima edição. Em caso de empate, a equipe carioca deve contar com um empate ou uma derrota do Bahia contra o Atlético-MG. Se o Bahia sair vitorioso, o time a secar passará a ser o Santos, que não poderá superar o Fortaleza.
VOTAÇÃO ABERTA
A CBF abriu nesta semana a votação para a eleição do Time do Campeonato, Craque, Melhor Treinador e Revelação. Os vencedores serão definidos por jornalistas de todo o Brasil, assim como capitães e treinadores dos 20 clubes da Série A.
CONFIRA OS JOGOS DA 38ª RODADA DO BRASILEIRÃO ASSAÍ 2023
Goiás x América Mineiro - Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO)
Fluminense x Grêmio - Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Vasco x Red Bull Bragantino - São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
São Paulo x Flamengo - Morumbi, em São Paulo (SP)
Santos x Fortaleza - Vila Belmiro, em Santos (SP)
Cruzeiro x Palmeiras - Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Internacional x Botafogo - Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Coritiba x Corinthians - Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Bahia x Atlético Mineiro - Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Cuiabá x Athletico Paranaense - Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)