A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária, em parceria com o projeto Maracanã Social, proporcionou nesta quarta-feira (06) a realização de um sonho para 32 crianças e adolescentes do Jardim do Anil, em Jacarepaguá. Eles são alunos de uma escolinha de futebol na comunidade e foram levados pelo projeto "Turistando com a Comunidade" para conhecer o Maracanã, cenário dos mais importantes clássicos do futebol brasileiro e palco de duas finais de Copas do Mundo e de uma edição de Jogos Olímpicos.
O Portal Eu, Rio! acompanhou a visita dos meninos e meninas, com idades entre 7 e 16 anos.
- É emocionante ver o brilho nos olhos dessas crianças, porque elas estão conhecendo a história do Maracanã, que se confunde com a história da cidade. É um estádio de 1950, construído para uma Copa do Mundo. Eles também estão vivenciando o passado de alguns jogadores que eles não conheceram. É um projeto muito importante da Prefeitura porque as criancas dificilmente teriam a oportunidade de visitar estádios, ir a shows, teatros e a outros locais de lazer. O acesso a esses espaços permite que eles possam passar suas experiências para familiares e também para as futuras gerações - disse Edison Corrêa, diretor pelo portal.
Durante o tour cultural no estádio do Maracanã, os visitantes conheceram o acervo histórico, onde estão expostos objetos como camisas, chuteiras e bolas usadas por importantes jogadores brasileiros, como Pelé, Garrincha e Zico.
- Tenho o sonho de ser jogador e estou muito impressionado com tudo que estou vendo. Me inspiro na história do Pelé, que era pobre e venceu na vida. Quero ganhar dinheiro para ajudar toda a minha família – contou Flávio Germano, de 14 anos.
O grupo explorou também outras áreas, como a Calçada da Fama, que homenageia grandes craques do futebol. Os participantes passaram ainda pela sala de aquecimento e pelo vestiário. Em seguida, andaram pela Zona Mista, que é o corredor de acesso ao campo. Já na área do gramado, sentaram nos bancos de reservas e subiram até as cadeiras, finalizando a visita na sala de coletiva de imprensa.
- É uma emoção muito grande e um privilégio estar aqui no Maracanã. Dificilmente a gente consegue fazer programas como esse com as nossas famílias - declarou Ana Carolina Fernandes, de 16 anos.