A proximidade e a distância para a semifinal da Taça Rio estarão lado a lado na noite deste domingo (17), no Maracanã. Se o Fluminense vencer o Botafogo, em duelo das 19h (de Brasília), e o Vasco não fizer o mesmo mais cedo (16h) contra a Cabofriense, o Tricolor, atual líder do Grupo B, terá a classificação matematicamente confirmada. Já o Glorioso é apenas o quarto do C e, ainda que triunfe, não entrará no G-2. O clássico é o primeiro entre esses rivais no ano e vale pela antepenúltima rodada.
No sábado (16), os jogadores do clube das Laranjeiras voltaram a treinar, após paralisarem as atividades na sexta por conta dos salários atrasados. Além disso, a atenção do Flu está voltada para o confronto decisivo contra o Antofagasta, pela primeira fase da Copa Sul-Americana, que acontece quinta-feira (21). No jogo do Rio de Janeiro houve empate sem gol.
Apesar dos entraves e da viagem ao Chile, o técnico Fernando Diniz deve escalar os titulares diante do rival local. Caso resolva dar descanso a alguns atletas, a tendência é que ele coloque Ezequiel e Allan nas vagas de Gilberto e Airton, respectivamente.
Pelo lado alvinegro, a euforia está transbordando. Isso porque Diego Souza estreará com a camisa do clube de General Severiano, substituindo o atacante Kieza. O jogador emprestado pelo São Paulo passa a ser o grande nome do elenco em 2019.
Para este compromisso, Zé Ricardo vai ter a volta de Alex Santana, que sofria dores na coxa direita. O retorno do volante fará Cícero atuar na armação das jogadas e Jean na condição de meio-campista mais perto dos defensores. Vale destacar que o Botafogo precisa ser campeão do segundo turno para ter presença nas semifinais do Carioca, considerando que a classificação via campanha geral (soma dos pontos obtidos em todas as fases de grupo do Estadual) beira o impossível.
FLUMINENSE X BOTAFOGO
Local: Maracanã (Rio de Janeiro/RJ)
Data: domingo, 17 de março de 2019
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Andréa Izaura Maffra Marcelino de Sá (RJ)
Fluminense: Rodolfo; Gilberto, Matheus Ferraz, Léo Santos e Caio Henrique; Airton, Bruno Silva e Ganso; Everaldo, Luciano e Yony. Técnico: Fernando Diniz
Botafogo: Gatito, Marcinho, Gabriel, Marcelo Benevenuto e Jonathan; Jean, Alex Santana e Cícero; Luiz Fernando, Erik e Diego Souza. Técnico: Zé Ricardo