Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Animação, música e cinema

Cariocas lançam canal infantil enaltecendo a cultura das canções infantis brasileiras

CineShow Animado é um projeto protagonizado por uma boneca feita de meia


Foto: Divulgação

Artistas cariocas lançaram o projeto CineShow Animado, uma ação que leva apresentações infantis com desenho animado, show de música e contação de histórias para escolas públicas do município do Rio de Janeiro. O projeto também criou uma série animada chamada “Tifanny Meialoka’’, com vídeos de animações que resgatam canções populares da infância. Em sua primeira temporada foram realizadas seis animações. Todas estão disponíveis gratuitamente no YouTube e podem ser acessadas pelo link youtube.com/@tifannymeialoka

O projeto CineShow Animado incentiva brincadeiras a partir das músicas infantis. “As animações nascem a partir da pesquisa de cantigas populares. Tifanny e sua turma trazem canções divertidas e instigantes como ‘A Dona Aranha’; ‘Jacaré Poiô’; ‘Borboletinha’, ‘O Sapo Não Lava o Pé’ e ainda uma música inédita, a ‘Dança do Biscoito’", diz Franklin Rodrigo, diretor de arte e ilustrador da iniciativa.

“Tifanny é uma boneca de meia que cansou de ser meia e virou essa boneca divertida e tagarela com uma autoestima fora do comum. Ela se acha maravilhosa por inteira. E é! Sempre disposta a aprender e muito curiosa a descobrir o mundo, Tifanny grava vídeos contando histórias, faz experiências e agora vai soltar o gogó com a galera. Como toda criança, ama cantar e sua sinceridade sempre a coloca em situações inusitadas, pra lá de engraçadas", conta Elton Pinheiro.

As inspirações

A ideia do projeto nasceu da vontade de levar um espetáculo animado, criando um ambiente de cinema e show musical com canções da cultura popular na voz da nossa heroína Tifanny. É certo que o projeto tem referências de canais infantis, mas os criadores sentiam falta de algo voltado especialmente para escolas. Daí nasceu um projeto que cria animações divertidas e ainda leva a música e o cinema para dentro do ambiente escolar.

Tandy também diz que ver as crianças se inspirando em sua criação é o seu maior sonho. ‘’Desde minha primeira experiência profissional enquanto ilustrador, onde ajudei a dar vida às histórias que auxiliam e ajudam na alfabetização de crianças, sinto que minha arte e meu trabalho podem chegar nelas criando um impacto social, inspirando e transformando suas vida. Não sei se foi acaso ou destino sempre ter trabalhado com a infância. Chega uma sensação de orgulho no meu coração quando vejo o resultado que chegamos nos pequenos”, afirma Franklin Tandy.

Sobre a criação

Franklin Tandy, que ilustrou a personagem principal, a boneca ‘Tifanny MeiaLoka’, é ilustrador e designer gráfico. Nascido em 1993. É natural do Rio Grande do Norte e foi para o Morro São João, favela no bairro do Engenho Novo, Rio de Janeiro, um ano depois de seu nascimento. Lá foi criado e começou sua jornada no mundo das artes visuais. Hoje, ele ama criar e mirabolar desenhos.

Perguntado sobre suas inspirações, Tandy diz que suas maiores referências no mundo das animações vieram das histórias do Studio Ghibli, Laboratório de Dexter e Genny Tartakovsky. Para o projeto do Tifanny Meialoka, o ilustrador e diretor de artes tinha um desejo enorme de dar vida aos personagens criados nas histórias narradas que ouvia Leandro Pedro contar.

O CineShow Animado é um projeto que foi contemplado pelo fomento FOCA, patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Equipe:

Supervisão: Leandro Pedro

Voz: Elton Pinheiro

Designer: Franklin Rodrigo

Roteiro, Storyboard, Animatic: Franklin Rodrigo

Animação e Rigs: Michele Alessandra

Animação: Anízio Lobo

Composição Musical: Heloisa Mello

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!