Nesta quarta-feira (13) é comemorado o Dia Nacional do Forró. A data foi instituída pela Lei nº 11.176/2005, em homenagem ao nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, o maior sanfoneiro do Brasil, que completaria 111 anos.
Para comemorar a data, a Feira de São Cristóvão organizou um dia inteiro de forró com a participação de trios de forró pé de serra, baião, xaxado, com muito arrasta pé.
O diretor da Comissão de Feirantes, Magno Queiroz Pereira, fala da importância da data para os nordestinos. “É sempre uma alegria celebrar o nascimento de Luiz Gonzaga, um dos maiores músicos brasileiros. O Rei do Baião merece nosso respeito e todas as homenagens por tudo que ele representa para a cultura nordestina. Suas canções significam muito para o nosso povo. Celebrar seu nascimento é uma grande honra. Seriam 1111anos de uma das maiores referências da música popular brasileira. Por isso, neste mês de dezembro os sucessos do Gonzagão serão tocados com destaque por todas as bandas e trios que se apresentam na Feira de São Cristóvão. Eu sou baiano e cresci ouvindo as músicas do maior sanfoneiro do Brasil”, diz Magno Queiroz
O espaço mais Nordestino do Rio
Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, a Feira de São Cristóvão hoje conta com cerca de 700 barracas e restaurantes com produtos típicos do norte e nordeste do país. Além disso, tem como característica, o som tipicamente nordestino, com forró pé de serra, que é tocado nos sete distribuídos pela feira.
PROGRAMAÇÃO:
07h - Encontro de trios pé de serra na estátua de Luiz Gonzaga
07h30 - Café da manhã nordestino para músicos e feirantes.
Das 11h às 17h - show com apresentação de diversos trios de forró, baião e xaxado e apresentação de grupos de dança de forró
Serviço:
Dia Nacional do Forró
Data: 13 de dezembro
Horário: a partir das 11h
Onde: Praça dos Repentistas, no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestina S/N