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Pesquisa revela que crise climática impacta consumo dos brasileiros, que preferem marcas sustentáveis e apostam em brechós

Economia Circular registrou avanço de 11% em 2019 para 42% em 2023

Por Portal Eu, Rio! em 12/12/2023 às 08:34:30

Foto: Divulgação

As mudanças climáticas, um dos temas da Conferência Mundial do Clima, que termina nesta terça-feira, em Dubai, já estão mudando o padrão de consumo dos brasileiros, revela uma pesquisa da HSR Specialist Researchers, que ouviu 2.786 pessoas em todas as regiões do país. O levantamento mostra que, preocupada com a degradação do meio ambiente, mais da metade da população (53%) vem dando preferência a marcas de roupas e calçados que utilizam materiais que não prejudicam o planeta. Há 5 anos, esta preocupação rondava a cabeça de apenas 14% dos brasileiros.

A economia circular também registrou um avanço expressivo: se, em 2019, apenas 11% dos consumidores tinham o hábito de comprar em brechós ou fazer trocas em grupos de amigos, hoje já são 42% que apostam nestas iniciativas. As compras por impulso — daquelas com grandes chances de encalhar no armário ou virarem desapegos —, também fazem parte do passado, ainda que recente, para muita gente: 59% dos entrevistados na pesquisa “Brasil Brasileiro” afirmaram que passaram a comprar com consciência e equilíbrio, algo que só 16% faziam 5 anos atrás.

As mudanças na rotina por conta da preocupação ambiental não envolvem somente o guarda-roupa. Os novos hábitos também podem ser vistos entre as gôndolas dos supermercados. Na hora de colocar um produto de limpeza no carrinho de compras, o brasileiro tem levado em consideração o descarte correto e o tempo de decomposição das embalagens. Quase metade dos entrevistados (46%) disse preferir marcas que têm ações em prol do meio ambiente. Adquirir produtos que tenham refil, sempre que possível, já faz parte do dia a dia de quatro entre cada 10 consumidores.

A pesquisa mostrou ainda que, dentro de casa, o brasileiro também é outro. Hoje, 55% dos entrevistados já separam o lixo, mais do que o dobro de pessoas (24%) de 20 anos atrás, quando a HSR fez levantamento semelhante. Há duas décadas, apenas 16% tinham interesse em conhecer ações ecológicas, percentual que deu um salto, em 2023, para 53%.

“O cuidado com o meio ambiente deve ser uma condição para as marcas. Seja pelo protagonismo que o ESG tem ocupado nas empresas de grande porte, seja por uma exigência da própria população, vide os valores mais representativos para os brasileiros em nossa pesquisa. Um dos principais insights da pesquisa para as marcas é avaliar a inclusão de linhas de produtos que demonstrem um forte potencial para eliminar o desperdício e manter os recursos em ciclo, ao invés de descartá-los após o uso. Maximizar o valor dos recursos, reduzir impacto ambiental e criar sistemas mais sustentáveis onde os produtos e materiais são reutilizados, reciclados ou reintegrados na cadeia produtiva.”, defende Karina Milaré, sócia diretora da REDS, empresa member da HSR Specialist Researchers.

Atentas ao novo perfil do consumidor e às necessidades ambientais, 42% das empresas, segundo dados do “Panorama ESG”, pesquisa realizada com empresários associados ao Instituto Capitalismo Consciente Brasil, já discutem ou implementam práticas ESG, sigla que representa iniciativas em prol do meio-ambiente, governança e social.

“Não podemos perder de perspectiva a importância relativa de que cada componente ESG pode variar de empresa para empresa e setor para setor, dependendo de suas operações, desafios e prioridades:”, complementa Karina.

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