TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Plataforma 37, destino Nova Friburgo: onde o frio é sempre quente

Alta temporada de inverno vai até agosto e atrai turistas de todos os lugares do Brasil

Por Ana Blue em 21/06/2018 às 13:05:34

Pedra do Cão Sentado: cartão-postal friburguense (Mirian Falcão)

Quando se fala em frio no Rio de Janeiro, muita gente logo pensa na serra. E com razão: a região é reconhecida pelas temperaturas mais baixas do Estado no inverno, que, somadas ao charme bucólico típico das cidades de interior e suas delícias gastronômicas, oferecem ao morador e ao visitante momentos únicos em meio ao verde de uma Mata Atlântica preservada, cercada de ar puro e águas cristalinas.

É justamente nessa época que a cidade de Nova Friburgo, um dos destinos mais procurados pelos turistas, fica tomada por uma aura diferente do habitual. A indústria do turismo registra um aumento considerável na procura por hotéis e pousadas. Segundo o Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, a ocupação da rede hoteleira no período chega a uma média de 80 a 90%, além, claro, da intensa movimentação que ocorre no polo gastronômico e no comércio.

São vários festivais acontecendo. Quem dá o pontapé inicial - abençoado - são os santos, mais precisamente Santo Antônio e São João, que dão nome a duas das igrejas localizadas nas praças centrais da cidade, e São Pedro, que é nome de distrito em Nova Friburgo. Todos eles têm, coincidentemente, suas datas comemorativas no mês de junho, nos dias 13, 24 e 29. A Praça do Suspiro, onde se encontra a Capela de Santo Antônio, além de ser palco para as festividades em homenagem ao santo, já se consagrou como o local perfeito para os festivais de rua. Eventos do polo de cerveja artesanal (Art Bier), de food trucks e de produtores locais acontecem ali durante todo o inverno.

As quadrilhas de São João são uma tradição na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em frente à catedral que leva o seu nome. Já no sétimo distrito de São Pedro o turismo é forte o ano inteiro, mas é no inverno que atinge seu ápice. As férias de meio de ano das crianças contribuem para uma estadia mais longa no local, que, junto à região de Lumiar, tem uma vasta gama de opções no turismo ecológico e de aventura.

Os festivais culturais são um outro ponto forte da cidade. O Sesc realizou em 2017 a 16ª edição de seu festival de inverno, que acontece simultaneamente em Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. Homenageando a Tropicália nesta oportunidade, trouxe para a serra artistas como Baby do Brasil e Pepeu Gomes. Outra festividade tradicional da cidade nos meses de julho é o Hanami, a contemplação da floração das cerejeiras. Turistas de todo lugar vêm observar o espetáculo, que acontece poucos dias no ano.

Gostou, ficou curioso, quer saber mais, quem vir comer um fondue de frente pra lareira nessa locação maravilha que é Nova Friburgo? Então confira o calendário de eventos desse ano e boa viagem: https://www.200anos.com/calendario.pdf.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.