“Auto do Belo Amor - Oferendas e Pajelanças para todas as Marias” é o espetáculo que encerra, neste ano, a programação do “Calendário Cultural da Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades”. Neste domingo (17), o Auto do Belo Amor sai da Casa de Mystérios e percorre as ruas da Gamboa, com seus brincantes em pernas de pau, a Orquestra Uirapuru, parceiros da Arte Pública e a comunidade da Pequena África desembocando na Praça da Harmonia onde o Auto se desenvolve, com direção artística de Ligia Veiga.
"É uma pajelança criada na Praça da Harmonia, lugar de encontro de todas nós, das cantorias, batuques e danças num ritual de nascimentos e metamorfose. Guiado pela Orquestra Uirapuru, o nosso cortejo toma as ruas da Região Portuária do Rio de Janeiro até a sede de Arte Pública Carioca", explica Ligia.
Participarão atrizes, atores, dançarinos e músicos brincantes, que evocam os cantos mágicos do Brasil. Para Ligia Veiga são cantos de trabalho, de amor e guerra, numa pajelança de “alegria furiosa para os novos tempos de reflorestamento”. Ela acrescenta: "A Vó do Mundo evoca, com a palavra cantada, Mamãe Iemanjá, que faz renascer nossas Marias, Senhoras da Saúde, da Travessia, da Conceição, do Perpétuo Socorro, dos Navegantes, dos Prazeres, da Anunciação, Desatadora de Nós, dos raios e trovões! O espetáculo celebra a potência do Amor das Marias de todos os tempos".
O “Calendário Cultural da Companhia de Mystérios e Novidades” é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.
A companhia
Comprometida com a memória dos saberes ancestrais de um território em disputa, a Companhia está sediada desde 2007 na Gamboa, ocupando, durante o ano, as ruas e praças com espetáculos, intervenções, cortejos, procissões e cheganças. Junto aos alunos, comunidade e artistas locais, foram criados Autos de Resistência, Óperas Populares, Autos de Natal, desfiles de carnaval e outras ações.
Afirmando o Teatro de Rua como importante veículo de intervenção urbana e transformação, a Companhia está dedicada à pesquisa e à criação de um teatro praticado nas ruas, praças e espaços alternativos. Seus espetáculos, com coreografias em pernas de pau e música ao vivo, são inspirados nos antigos atores populares, inscrevendo-se como “Ópera Popular”, afirmando a arte de rua como importante veículo de intervenção urbana e de transformação.
As ações do Calendário Cultural visam manter o trabalho coletivo praticado nas ruas, ressignificando a potência da arte pública na cidade e, ao mesmo tempo, contribuindo para o reconhecimento e a importância das políticas públicas voltadas às produções artístico-culturais de rua, garantindo o direito da população à fruição das artes em espaços púbicos.
As atividades são apresentadas gratuitamente em ruas e praças, tornando acessível ao público em geral e, ao mesmo tempo, fomentando as atividades artístico-culturais junto à cidade e à comunidade local.
Serviço
Espetáculo: Auto do Belo Amor - Oferendas e Pajelanças para todas as Marias
Dia: 17/12, domingo, às 17 horas
Direção artística: Ligia Veiga
Praça da Harmonia (Gamboa)
Cortejo pelas ruas da região portuária com a participação da Orquestra Uirapuru.
Classificação etária: livre
Mais informações através das redes sociais: @ciademysterios