Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Construída na década de 40

Alerj tomba Cabana do Pescador, cenário de novelas em Cabo Frio

Patrimônio está situado entre as praias do Peró e Conchas e é porta de entrada para o Morro do Vigia, muito procurado para o ecoturismo


Foto: Divulgação/Evangelista Pagalidis

Cenário de novelas e um dos pontos turísticos mais visitados da Costa do Sol, a Cabana do Pescador, no Peró, em Cabo Frio, está preservada para a eternidade. O presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar, promulgou a Lei 10.210/23, que tomba o patrimônio, situado entre as praias do Peró e Conchas, e porta de entrada para o Morro do Vigia, muito procurado para o ecoturismo.

Construída na década de 40 para ser ponto de apoio para os pescadores, a Cabana do Pescador por pouco não foi demolida por recomendação do Ministério Público Federal (MPF) por estar numa área da Marinha do Brasil. Mas moradores e ambientalistas se mobilizaram em defesa do patrimônio, que também está na área do Parque Estadual da Costa do Sol.

Através dos Amigos do Peró, a comunidade pediu ajuda ao deputado estadual Gustavo Tutuca (atual secretário estadual de Turismo), que, juntamente com o deputado Dr. Serginho, solicitou o tombamento da Cabana devido ao seu valor histórico, arquitetônico e turístico.

O tombamento significa uma ação do poder público com o objetivo de preservar, por meio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

"A Cabana do Pescador é um patrimônio histórico da cidade de Cabo Frio, dos seus moradores e que fomenta o turismo na região do Peró. Destruí-lo seria destruir também 80 anos de história", disse Gustavo Tutuca.

Em 2012, na novela Avenida Brasil, o espaço era a casa do ex-jogador de futebol Tufão, personagem vivido por Murilo Benício, o que deixou o lugar ainda mais famoso.

"Venceu a sociedade civil organizada. Agora é Lei. O imóvel foi tombado, não poderá mais ser demolido e nem ter mudado as suas características. Agora, precisamos trabalhar para que seja transformado num local de uso sustentável, preservando a história do nosso Peró", comentou Marta Rocha, dos Amigos do Peró e do Conselho de Meio Ambiente de Cabo Frio.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!