A Guarda Municipal devolveu nesta segunda (18), a quantia de 500 reais encontrada por um guarda municipal na última segunda (11), no chão da Avenida Pedro II, em São Cristóvão, na Zona Norte. A entrega foi feita pela inspetora geral Tatiana Mendes e pelo agente Lucas Mata na sede da GM. Ele encontrou o dinheiro quando saía do local de trabalho e imediatamente procurou a pessoa que estava com o valor. Como não localizou quem perdeu o dinheiro, o guarda recorreu a um segurança de uma loja, que achou a mulher através da imagem de uma câmera de vigilância.
“A primeira coisa que pensei foi no desespero que a pessoa devia estar sentindo pela perda da quantia e o sacrifício para conquistar esse dinheiro. O fato de entregar é um dever meu. Essa atitude se destaca nos dias atuais, mas para mim deveria ser encarada como normal, e são embasadas pelos meus valores morais. Minha família sempre me ensinou a ter esses valores. Antes de ser guarda municipal, sou um cidadão e acredito que todo cidadão deve ter valores e princípios morais que o impulsionem a tomar atitudes corretas como nesse caso" disse Mata, que atua há menos de 1 ano como guarda.
Após a divulgação de imagens da dona do dinheiro perdido em vários meios de comunicação, a mulher entrou em contato com a Guarda Municipal depois de ser informada pelo marido. Segundo Raquel Gomes, a mulher da imagem, ela faria um depósito nos Correios quando perdeu o dinheiro de seu chefe. No desespero, voltou ao trabalho, pensando que havia esquecido o dinheiro no local. Ao perceber que realmente havia perdido a quantia, voltou para os locais por onde passou, uma clínica, uma banca de jornal, e também foi à delegacia do bairro, mas não teve sucesso. Ao explicar a situação para o chefe, Raquel disse que ele foi compreensivo e entendeu a situação.
Nesta segunda-feira, Raquel foi à sede da guarda, vestida com a mesma roupa, para buscar o dinheiro.
“Fiquei muito feliz e agradecida. O mundo precisa de mais pessoas assim como esse guarda municipal que achou o dinheiro e foi em busca do verdadeiro dono", afirmou Raquel Gomes, após receber de volta os 500 reais. Como agradecimento, ela trouxe um presente para o guarda municipal.
“Agradeço a Deus pela oportunidade de poder desempenhar com sabedoria meu papel de cidadão. Espero que esta atitude implante, no coração das pessoas, o quão importante é o nosso papel de transmitir o bem ao próximo. Fico muito feliz em saber que o dinheiro foi devolvido à pessoa certa – afirmou o guarda municipal Lucas Mata.