A Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e o Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF), na Zona Norte do Rio, celebram, nesta segunda-feira (18), às 14h30, convênio que irá transformar o hospital em um importante centro de ensino, pesquisa e extensão em saúde. A expectativa é a de que o convênio permita ampliar o atendimento do hospital, hoje com 260 leitos ativos, para até 800 leitos. Atualmente, mais de 50% dos atendimentos são feitos a pacientes do SUS. O HSF é referência em transplante renal e hepático.
Com o convênio, a universidade dá um passo importante no sentido de oferecer uma graduação em Medicina. Há 70 anos, a PUC-Rio já oferece cursos de pós-graduação na área médica em diversas especialidades, como Psiquiatria, Neurologia, Cardiologia, e Cirurgia Plástica, com médicos renomados nacional e internacionalmente. A previsão é que cerca de 1.500 alunos da PUC-Rio estejam envolvidos em atividades no HSF. Em 2024, a PUC-Rio já terá no hospital estudantes de graduação em Nutrição e das pós-graduações em Disfagia e Fonoaudiologia Hospitalar e Fisioterapia Ambulatorial e Hospitalar.
A parceria também abre espaço para atuação dos estudantes em formação no Rio de Janeiro atuaram em unidades de saúde gerenciadas pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, mantenedora do hospital, que atendem mais de mil comunidades ribeirinhas na região amazônica, seja em barcos-hospitais ou hospitais convencionais, todos atendimentos via SUS.
Serviço:
Data e hora: 18/12 às 14:30h
Local: Hospital São Francisco na Providência de Deus
Endereço: Rua Conde de Bonfim, 1.033 – Tijuca
Nomes já confirmados:
Dom Orani Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro
Padre Anderson Pedroso (reitor da PUC-Rio)
Eliete Bouskela (Presidente Academia Nacional de Medicina-ANM)
Jorge Alberto Costa e Silva (ex-presidente da ANM)
Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fiocruz e membro da ANM
Nilson Alberto de Angelo, superintendente da Associação Lar São Francisco na Providência de Deus