Em meio ao forte calor, moradores de Maricá estão reclamando de problemas em relação ao abastecimento de água no município. A situação é corriqueira e vem acarretando situações constrangedoras às vesperas do Natal. Luzia Santiago, moradora de Itaipuaçu, afirmou que está tendo de usar água de um poço artesiano na sua residência para lavar roupa, tomar banho e fazer outras necessidades básicas, como escovar os dentes. Ela receberá visitas neste fim de ano e os efeitos da situação vêm atrapalhando o cotidiano na residência.
"Eu tenho uma bomba d'água em casa, mas a água está vindo mais escura do que o normal, com uma coloração amarelada", ressaltou a moradora.
Outros habitantes da região, como nos condomínios Chácaras de Inoã, Rincão Mimoso, Itaocaia Valley e Morada das Àguias também têm sofrido com o fornecimento de água.
Em nota, a Águas do Rio informou que enviou equipes aos locais citados, nesta quinta-feira (21), para verificar a ocorrência. Além disso, disse que, devido a uma falha elétrica interna, a operação do Sistema Imunana-Laranjal, sob sua gestão, ficou interrompida de 9h15 às 9h52 desta quarta-feira (20/12). A ocorrência gerou impactos na distribuição de água realizada pela empresa nas cidades de São Gonçalo, Itaboraí, Maricá (Inoã e Itaipuaçu) e na Ilha de Paquetá, na Capital Fluminense.
Em comunicado, a Águas do Rio divulgou que a normalização do abastecimento nestas localidades ocorrerá, de forma gradativa, assim que for restabelecida a produção integral de água tratada no Sistema Imunana-Laranjal.
Para informações sobre o fornecimento de água, os moradores podem ligar para o 0800 195 0 195, disponível para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.