O sonho de todos os corredores é concluir a tradicional corrida de São Silvestre, realizada anualmente, no dia 31 de dezembro, em São Paulo. Este ano, os adeptos do atletismo podem realizar o mesmo percurso de 15km no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro, na Corrida de Vera Cruz.
Na disputa, dois corredores da cidade de Japeri já se preparam para participar da 1ª edição da versão carioca, que atrairá participantes de vários estados do país e até estrangeiros. A prova desta modalidade é uma novidade para Wendel Vidal Domingos, de 48 anos, e mais uma na vida do autônomo Carlos Alberto Moreira de Souza , de 57 anos, que já participou, em 2012, da São Silvestre.
Ambos são beneficiados pelo Programa Bolsa Atleta, criado pela Prefeitura de Japeri para apoiar os esportistas da cidade. Carlos Alberto, que é morador do bairro Chacrinha desde 2000, corre há cerca de 20 anos e coleciona mais de 30 medalhas e troféus, fruto de várias provas realizadas no município de Japeri, Rio de Janeiro e São Paulo.
”Levo o nome da cidade para outros lugares, tenho orgulho disso. Agora, com este incentivo do Bolsa Atleta, ficará melhor ainda. Vamos percorrer não só o Rio, como outros estados. Minha expectativa é muito grande para a Corrida de Vera Cruz", disse.
A última corrida de Carlos foi a do BOPE, que aconteceu no mês de novembro. O atleta levou o primeiro lugar na categoria adulto. Já Wendel é nascido e criado no bairro São Jorge, em Japeri, e prática o esporte há 24 anos. Ele também coleciona medalhas e troféus.
Além de participar do Programa Bolsa Atleta, o corredor recebe um patrocínio da Academia Caf, no bairro Nova Belém. Para ele, é uma satisfação levar o nome de sua cidade do coração. ”Minha maior honra é poder representar esse município que tanto amo. Esta gestão tem ajudado muito o atletismo a crescer, pois no começo não tínhamos nada. Hoje, temos esse incentivo ao esporte na cidade, o que ajuda muito esta rapaziada que está começando agora”, declarou.
Corrida de Vera Cruz
O nome do evento é uma homenagem à história do Brasil, em referência ao seu primeiro nome: Terra de Vera Cruz. O projeto tem o incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro e também da Prefeitura.
A expectativa dos organizadores é que aproximadamente 18 mil pessoas participem da corrida. O percurso de 15km e uma opção de 7,5km será um verdadeiro passeio pelos cartões-postais emblemáticos da Cidade Maravilhosa, proporcionando uma experiência única e deslumbrante aos participantes.
O trajeto inclui Baía de Guanabara, o Aeroporto Santos Dumont, o Museu do Amanhã, o Monumento aos Pracinhas, o Museu Histórico Nacional e o Museu de Arte Moderna (MAM).