Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Terror na CDD

Tiroteios na Cidade de Deus assustam moradores

Produtores culturais que moram no bairro querem audiência com governador para sugerir mudanças


Policiais trocam tiros com criminosos na Cidade de Deus - Reprodução de youtube

Clima de medo impera na Cidade de Deus com os constantes tiroteios entre policiais e criminosos no bairro. Uma operação da Polícia Militar iniciada na quinta-feira (21) e finalizada na madrugada de sexta-feira (22) teve como saldo dois mortos, um adolescente ferido, a apreensão de armas e drogas, além de pânico entre adultos e crianças.

Durante o confronto, alunos de uma escola local tiveram que se proteger contra as balas. Uma moradora que não quer se identificar relata momentos de pânico entre os moradores.

“Ontem, (quinta-feira) a polícia chegou às 6 da manhã e o tiroteio começou. As vias públicas só foram fechadas às 3 da tarde e não entendemos o motivo da demora. Foram mais de 12 horas de conflito, com crianças dentro de escolas fechadas”, disse.

Na operação, a polícia usou um helicóptero. Segundo moradores, a aeronave fez disparos, o que causou pânico entre a população da Cidade de Deus.

“O governador só está cumprindo o que prometeu. Tiro na cabeça”, disse a moradora.

Tensão no ar

Os organizadores da página CDD na Web alegam que receberam ameaças por meio de bilhetes. A atualização do canal está comprometida. E o clima tenso se justifica. De acordo com a ONG Onde Tem Tiroteio, (OTT), o número de ocorrências no bairro durante os primeiros dias de março é maior do que o registrado no mês anterior. Em fevereiro, foram 15 tiroteios na Cidade de Deus, que ocupou a oitava posição entre as ocorrências do gênero no Rio de Janeiro.

Já no mês de março, a Cidade de Deus salta para a quarta colocação entre as localidades de maior quantidade de tiroteios no Estado. Foram 22 registros. Dois a menos do que o registrado na Praça Seca e a segunda posição da estatística, superada apenas pela quantidade de ocorrências registradas em Belford Roxo, 65 ao todo.

Produtores culturais pedem mudanças

O produtor cultural Bruno Rafael, morador da Cidade de Deus, pretende se reunir como governador e sugerir mudanças na forma de ação contra o crime. Ele falou ao Portal Eu, Rio! Ao chegar a sua casa, no final da tarde desta sexta-feira (22), ainda sob o som de alguns tiros:

“Este tipo de operação policial contra criminosos na Cidade de Deus não funciona. Estamos nos organizando como produtores culturais para pedir audiência com o governador e conversar pessoalmente sobre algumas coisas equivocadas. O pessoal que votou nele não espera tiros, balas e guerra. Temos esportes e cultura”, disse.

Bruno acredita que investir em esportes, cultura e educação dará mais resultado contra o crime e critica as operações no bairro. Ele diz que os policiais atiram a esmo. “As balas podem atingir casas e comércio. E se pega em um botijão de gás?”, questiona.

“É preciso criar um núcleo, uma ouvidoria, e analisar os resultados. Se o governador continuar nesse caminho não terá apoio da comunidade  com esse discurso. Não vai ter apoio”.

O produtor cultural também questiona o propósito das operações: “Qualquer coisa que acontece na Cidade de Deus gera mídia. Qual o propósito disso? Não quero receber incursão. Quero ajuda para o projeto de meus amigos”.

Resultado da operação

A operação na Cidade de Deus teve como saldo a apreensão de um fuzil AK 47 sem numeração, com sete munições; uma pistola calibre 9mm com oito munições, uma pistola Glock, calibre 9mm com dez munições; 177 pinos de cocaína, 123 trouxinhas de maconha, 92 pedras de crack; 79 tabletes pequenos de maconha e nove frascos de loló.

Os dois mortos foram identificados como Felipe Rodrigues Rocha, de 34 anos e Pedro Henrique Soares da Silva, de 19. Um menor foi ferido e levado para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!