A equipe RioBotz conquistou o bicampeonato na principal categoria da RoboWars, evento internacional de robótica. Com o robô Touro (60 kg), agora bicampeão do evento, e o robô Touro Jr (8kg), a equipe trouxe para casa duas medalhas de ouro e uma medalha de prata conquistada com o robô Touro Feather (15kg). Com o resultado, a equipe se consagrou a mais vencedora da RoboWars 2023, evento que aconteceu dentro da TechFest de Mumbai, na Índia. Além da equipe indiana, a competição contou com a presença de times da Coreia do Sul e Rússia e aconteceu entre os dias 26 e 28 de dezembro de 2023.
A equipe do Centro de Tecnologia da PUC-Rio já havia participado da competição em 2022, conquistando duas medalhas de ouro, nas categorias 15 Kg e 60 Kg, consagrando-se bicampeã nesta última em 2023.
"A International RoboWars conta com centenas de competidores inscritos de toda a parte do mundo e conseguimos reunir uma boa base de fãs na Índia. Essas conquistas consagram ainda mais a RioBotz no cenário internacional", comemora o coordenador da equipe e professor do Departamento de Engenharia Mecânica do CTC/PUC-Rio, Marco Antonio Meggiolaro.
Para o desempenho desta última edição, o time foi composto pela Capitã Emilly Alves, estudante de engenharia mecânica, e João Gralha, estudante de engenharia da computação, juntamente com Matheus Amaral, ex-capitão da equipe. Também contribuíram para o resultado Carlos de Souza Junior e David Steagall, veteranos da equipe que forneceram suporte aos membros mais novos.
"Estou incrivelmente orgulhosa da nossa equipe, foi uma jornada incrível. Conquistar o bicampeonato na categoria principal da RoboWars é uma realização extraordinária. Trabalhamos duro, superamos desafios e mostramos ao mundo o potencial da Riobotz. Quero expressar minha gratidão em especial aos veteranos da equipe, Carlos de Souza Junior, Matheus Amaral e David Steagall, que não apenas forneceram suporte crucial, mas também compartilharam valiosos ensinamentos. Participar de uma competição internacional foi uma experiência fundamental para a minha trajetória no esporte. Agradeço a todos os membros da equipe, em especial à PUC-RIO, nossa maior incentivadora, e aos nossos apoiadores. Este é um momento que ficará marcado na história da RioBotz e estou empolgada com o que o futuro reserva para nós", comentou a estudante de engenharia mecânica e capitã do time, Emilly Alves.
Realizado há mais de duas décadas, o TechFest é o maior evento de tecnologia da Índia e um dos maiores da Ásia, com participações de relevância no cenário tecnológico internacional. O resultado da equipe de robótica da PUC-Rio, consolida a reputação da RioBotz no combate de robôs.