Muitas ONGs e entidades públicas e privadas do Rio estão mobilizadas para ajudar quem precisa. A Ação da Cidadania lançou, esta semana, a campanha "Emergências", que vai levar alimentos, água mineral, kits de higiene e de limpeza para os locais impactados pelas tempestades no estado. A organização está fazendo um levantamento com o apoio de lideranças cadastradas em sua rede para o envio imediato dos itens.
Serviço Ação da Cidadania:
A organização não-governamental (https://www.acaodacidadania.org.br/) fica localizada na Rua da Gamboa, 246, Santo Cristo (Galpão da Cidadania) e pode também ser contactada através dos telefones (21) 3995-3800 ou (21) 2233-7460 ou no e-mail [email protected].
Com relação às entidades privadas, a ajuda também vem de todos os lados. O Grupo Pão de Açúcar, dos supermercados Extra e Pão de Açúcar, está fazendo uma campanha emergencial de doação para os afetados pelas chuvas no Rio de Janeiro. As lojas do Rio, por meio do Instituto GPA, responsável pelas ações de investimento social do grupo, com 31 unidades no total, estão arrecadando água potável, alimentos não perecíveis, itens de limpeza e higiene até o dia 21 de janeiro. Todas as doações serão destinadas para a Ação da Cidadania e Voz das Comunidades, organizações sociais parceiras do Instituto GPA que estão atuando com a Defesa Civil e a Prefeitura do Rio, respectivamente, para dar apoio às pessoas impactadas.
Duas mil refeições
Já a Gastromotiva, ONG especializada em Gastronomia Social, vai produzir refeições para as pessoas que estão com dificuldades de acesso a alimentação, após a catástrofe. A entidade uniu forças com a ONG e jornal Voz das Comunidades e com o escritório Veirano Advogados, nos próximos 15 dias, a fim de atenuar o sofrimento dos que foram acometidos pelas chuvas. A Gastromotiva está produzindo duas mil quentinhas, só na primeira semana, em seu Refettorio na Lapa, e em algumas de suas Cozinhas Gastronômicas Sociais, espalhadas pelo Rio, com o apoio do Veirano Advogados, por meio de seu Programa de Responsabilidade Social na frente ESG. A distribuição dessas refeições será feita pelo Voz das Comunidades e instituições parceiras nos territórios mais afetados.
Na noite da última segunda-feira (15), a Gastromotiva, o Voz das Comunidades e a Biblioteca A Casa Amarela realizaram uma distribuição de refeições e mantimentos, em Anchieta.
“Como todos sabem, a trajetória da Gastromotiva é pautada pela Gastronomia Social. Com isso, não podíamos deixar de atender a população do Rio, que está sofrendo tanto com as consequências dessas chuvas. Vamos produzir duas mil refeições, nesta semana, e esperamos contar com a ajuda do público e das empresas, para produzirmos ainda mais”, explicou David Hertz, fundador da Gastromotiva.
A cozinha solidária Sim! Eu Sou do Meio também está produzindo e distribuindo refeições, a fim de garantir a segurança alimentar do máximo de pessoas possível, que tiveram perdas por conta das chuvas.
Serviço Gastromotiva
Quem quiser contribuir com a ação que a Gastromotiva está implementando, pode contribuir com o pix [email protected], onde cada R$ 10 equivalem a uma refeição. As empresas que pretendem se unir a essa soma de esforços podem entrar em contato através do e-mail [email protected]
Foto: Édipo Ferraz/Gastromotiva
31 supermercados arrecadando doações
As lojas do Pão de Açúcar e Extra Mercado iniciaram uma campanha de arrecadação emergencial para os(as) atingidos(as) pelas fortes chuvas no Rio de Janeiro, por meio do Instituto GPA, responsável pelas ações de investimento social do grupo. Todas as lojas do Pão de Açúcar e do Extra Mercado na cidade do Rio de Janeiro, 31 unidades no total, estão arrecadando água potável, alimentos não perecíveis, itens de limpeza e higiene até o dia 21 de janeiro.
Todas as doações também serão destinadas para a Ação da Cidadania e Voz das Comunidades, organizações sociais parceiras do Instituto GPA que estão atuando com a Defesa Civil e a Prefeitura do Rio, respectivamente, para dar apoio às pessoas impactadas.
Serviço Grupo Pão de Açúcar:
Campanha emergencial de arrecadação para vítimas das chuvas no Rio de Janeiro
Período: até 21 de janeiro
Como contribuir: doação de água potável, alimentos não perecíveis, itens de limpeza e higiene
Onde: Todas as lojas Pão de Açúcar e Extra Mercado na cidade do Rio de Janeiro. Confira endereços:
Extra Mercado
Rua São Luiz Gonzaga,122 - São Cristóvão, Rio de Janeiro
Largo Do Machado 19/23 – Catete, Rio de Janeiro
Rua Riachuelo,208 E 220 Lj A – Fátima, Rio de Janeiro
Rua Aristides Lobo,234 E 236 - Rio Comprido, Rio de Janeiro
Rua Conde de Bonfim, 186 – Tijuca, Rio de Janeiro
Rua Siqueira Campos, 143 – Copacabana, Rio de Janeiro
Rua Santana, 157 – Centro, Rio de Janeiro
Boulevard Vinte e Oito De Setembro, 431 – Vila Isabel, Rio de Janeiro
Estrada do Barro Vermelho, 105 – Rocha Miranda, Rio de Janeiro
Rua Leopoldina Rego, 666 – Penha, Rio de Janeiro
Rua João Vicente, 1335 – Bento Ribeiro, Rio de Janeiro
Avenida Meriti, 2349 – Vila da Penha, Rio de Janeiro
Rua das Rosas, 52 – Vila Valqueire, Rio de Janeiro
Estrada da Água Grande, 713 – Irajá, Rio de Janeiro
Avenida Braz De Pina, 904 – Penha Circular, Rio de Janeiro
Pão de Açúcar
Rua Dr. Satamini, nº 164 – Tijuca, Rio de Janeiro
Rua Marquês de Abrantes, nº 165 - Flamengo, Rio de Janeiro
Rua Jardim Botânico, nº 680 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Av. das Américas, nº 2000 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Av. das Américas, nº 19.019 Loja 108 - Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro
Rua Barão de Itambi, nº 50 - Botafogo, Rio de Janeiro
Rua Ministro Viveiros de Castro, nº 38, Copacabana, Rio de Janeiro
Av. Nossa Senhora de Copacabana, nº 493 - Copacabana, Rio de Janeiro
Rua Siqueira Campos, nº 97 - Copacabana, Rio de Janeiro
Rua Pompeu Loureiro, nº 15 - Copacabana, Rio de Janeiro
Av. Nossa Senhora de Copacabana, nº 1162 - Copacabana, Rio de Janeiro
Rua José Linhares, nº 245 - Leblon, Rio de Janeiro
Rua Voluntários da Pátria, nº 311 - Botafogo, Rio de Janeiro
Rua Barata Ribeiro, nº 189 Lj A e B - Copacabana, Rio de Janeiro
Av. Nossa Senhora de Copacabana, nº 1017 – Copacabana, Rio de Janeiro
Rua Voluntários da Pátria, nº 213 – Botafogo, Rio de Janeiro
Já a Universidade Castelo Branco (UCB) também está arrecadando donativos para as vítimas das chuvas no Rio. As unidades da Penha e Realengo estarão abertas para recebimento de alimentos não perecíveis, água potável, roupas de cama, itens de limpeza e de higiene pessoal. Os pontos de doações funcionarão das 09h às 18h. Os donativos serão reunidos e distribuídos às comunidades da Zona Norte que foram mais afetadas pelas fortes chuvas da madrugada do domingo (14). De acordo com o reitor Marcelo Gissoni, as fortes chuvas que caíram sobre a cidade do Rio de Janeiro no último final de semana afetaram principalmente as populações mais vulneráveis, repetindo um padrão evidenciado em outras grandes tragédias. “A UCB não poderia deixar de promover uma campanha solidária neste momento, pois a solidariedade faz parte do seu DNA, como instituição de ensino que exerce função de responsabilidade social na Zona Oeste há mais de cinco décadas”, destacou Gissoni.
Serviço UCB
O Campus da Penha fica localizado na Avenida Brasil, 9727 e o Campus da Zona Oeste fica localizado na Avenida Santa Cruz, 1631, no bairro de Realengo.