Policiais civis da Delegacia do Consumidor (DECON), e peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), com informações passadas pelo Disque Denúncia (2253-1177), realizaram ação fiscalizatória em um restaurante localizado na Rua Grauben Barbosa, no Méier, Zona Norte do Rio. O objetivo foi verificar informações que davam conta de que o estabelecimento mantinha uma rotina de manipulação e armazenamento de alimentos sem condições mínimas de higiene.
Durante a inspeção, os agentes constataram que a manipulação e produção dos alimentos eram realizados de forma precária. Além da falta de higiene, os agentes também encontraram diversos produtos com a data da validade vencida, alimentos impróprios para o consumo, e outros em desacordo com as normas para armazenagem e acondicionamento. No total, 100kg de alimentos impróprios foram descartados na ação.
Diante dos fatos, o gerente do estabelecimento foi conduzido para a DECON e autuado em flagrante com base na Lei dos Crimes Contra as Relações de Consumo, cujo a pena varia de 2 a 5 anos de detenção. Encaminhado ao sistema penitenciário, ele permaneceu preso e ficou à disposição da justiça.
Quem tiver informações sobre a localização de estabelecimentos comerciais fora das normas de higiene, favor informar ao Disque Denúncia, pelos seguintes canais de atendimento:
Central de atendimento: (021) - 2253 1177 ou 0300-253-1177
WhatsApp Anonimizado: (021) – 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa)
Aplicativo: Disque Denúncia RJ