O Conselho Municipal de Saúde de São Gonçalo, promove nos dias 5 e 6 de abril, a IX Conferência Municipal de Saúde do município. Este ano, o tema discutido será "Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do Sus".
"É um espaço de debates que visa fixar diretrizes da política de saúde, priorizando propostas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde de nossa cidade", conta o secretário de saúde, Jefferson Antunes.
A abertura será realizada no dia 5 de abril às 16h. Já as palestras e grupos de trabalho para realização das propostas municipal, estadual e federal ocorrerão no dia 6 a partir das 9h.
O objetivo é analisar as prioridades locais de saúde e formular propostas no âmbito dos municípios, dos estados e da União referentes aos temas e aos eixos temáticos.
Serão discutidos durante a conferência três eixos temáticos: saúde como direito, consolidação dos princípios do SUS e financiamento adequado e suficiente para o SUS.
"Nós pretendemos mostrar a ideia de luta e resistência em defesa do SUS, contemplando as demandas da nossa população", destaca o presidente do conselho, Jozildo Rodrigues.
O colegiado é composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde, gestores e usuários do serviço. As propostas discutidas na Conferência serão debatidas na Conferência Estadual da Saúde em maio. Apesar das inscrições para participação já estarem encerradas, o evento estará aberto para ouvintes (sujeito à lotação do auditório).
O evento acontecerá no Teatro Carequinha, localizado no Colégio Municipal Ernani Farias, localizado na Rua Oliveira Botelho, 785, Neves.