Neste sábado (20), chegou ao Brasil a primeira remessa com cerca de 750 mil doses da vacina contra a dengue que será disponibilizada pelo SUS. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses da vacina fornecidas pela farmacêutica Takeda sem cobrança ao Ministério da Saúde. Além dessas, a pasta adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024 - 5,2 milhões de doses - que, de acordo com a previsão informada pela empresa, serão entregues em etapas, até novembro.
Ouça no podcast do Eu, Rio! o depoimento da ministra da Saúde, Nísia Trindade, sobre a chegada da vacina contra a dengue e as prioridades de distribuição para municípios.
Diante do número limitado de doses disponíveis pelo fabricante para a população brasileira, o Ministério da Saúde, em conjunto com estados e municípios, definiu critérios para a vacinação. Em 2024, as vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão da doença nos últimos 10 anos e população igual ou maior a 100 mil habitantes. Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, idades com maior maior número de hospitalizações por dengue, receberão a vacina. Essa faixa etária também está dentro da recomendado pela OMS.
A lista de municípios onde as doses serão entregues será divulgada nos próximos dias nos canais oficias do Ministério da Saúde.
Fonte: Agência Brasil