Os moradores de Ilha Grande, em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio, realizaram na última terça-feira (23) um protesto para denunciar a falta de energia elétrica e uma série de outros problemas de infraestrutura urbana que a região vem enfrentando. O ato aconteceu na Vila do Abraão, na área central. Os manifestantes pediram melhorias para o local nas mensagens em faixas e cartazes.
A moradora Márcia Lucena reside na comunidade há mais de 25 anos. Ela contou à equipe de reportagem da Web TV Eu, Rio! que a falta de energia já vem ocorrendo há 10 anos, mas que desde novembro a situação ficou crítica. Segundo a moradora, a interrupção do abastecimento elétrico vem ocasionando risco ambiental, porque a bomba de saneamento para de funcionar e o esgoto é lançado diretamente ao mar.
Além da falta de luz, Márcia enumera vários outros problemas que a população da região está atravessando por conta de uma infraestrutura urbana precária. A WebTV Eu, Rio! recebeu dos moradores da ilha vídeos que mostram o estado precário do lugar, com vazamento de esgoto, postes em péssimo estado de conservação - com transformadores pegando fogo -, ruas sujas e abandonadas. O morador Fábio Nunes Ferreira conta que os vizinhos e amigos estão contabilizando os prejuízos causados pela falta de energia e reclama do descaso do poder público.
Assista as entrevistas no vídeo:
O Portal Eu, Rio! entrou em contato com a Enel, mas até o fechamento da reportagem não obteve retorno da companhia.