Botafogo e Portuguesa ficaram no empate em 1 a 1 no Estádio Nilton Santos em partida válida pela quinta rodada da Taça Guanabara, nesta terça-feira (30). Com o resultado, o Fogão chega aos 10 pontos e permanece momentaneamente na segunda posição da competição. Já a Portuguesa chegou aos oito pontos e está na quinta colocação.
A partida
O primeiro tempo foi de um Botafogo dominante na maior parte do tempo. Com uma postura bastante agressiva no ataque, e com marcação sobre a saída da Portuguesa, o Fogão criou muitas chances. Logo no primeiro minuto de jogo, Jeffinho recebeu livre na pequena área e acertou a trave.
O Glorioso voltou a levar perigo com Victor Sá e Marlon Freitas, mas quem abriu o placar foi Tiquinho Soares, aos 20 minutos. O camisa nove alvinegro marcou após jogada ensaiada, Hugo cobrou a falta e Lucas Halter escorou para o artilheiro estufar as redes. Este foi o primeiro gol de Tiquinho Soares em três meses. Após o gol, o time de General Severiano passou a cadenciar mais o jogo e deu mais liberdade a Portuguesa, que chegou a criar algumas chances em bola parada, mas nenhuma com perigo.
Já a etapa final foi bem diferente da inicial. Sem conseguir manter o ritmo e a intensidade imposta no primeiro tempo, o Botafogo pouco criou e viu a Portuguesa crescer no jogo.
Foram poucas chances de ambos os lados e quem aproveitou melhor foi a Lusa. Aos 10 minutos, após boa jogada coletiva da equipe, Anderson Rosa subiu sozinho no segundo pau e jogou no cantinho do goleirão Gatito Fernandez para empatar o jogo. Depois do gol sofrido, o Botafogo até tentou reagir, mas esbarrou nos erros técnicos de seus jogares e também no cansaço dos mesmos. No fim, vaias da torcida e um sentimento de que ainda há muito o que melhorar em General Severiano.
Agora o Fogão volta a campo no próximo sábado, às 16h, em Brasília, contra o Nova Iguaçu. Já a Portuguesa encara o Madureira, na próxima segunda, às 15:45, no Estádio Conselheiro Galvão.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 x 1 PORTUGUESA
Gols: Tiquinho Soares (21/1T) (BOT) / Anderson Rosa (10/2T) (POR)
Local: Estádio Nilton Santos
Botafogo: Gatito, Danilo Barbosa, Lucas Halter, Alexander Barboza; Victor Sá (Savarino), Tchê Tchê, Marlon Freitas, Eduardo (Newton), Marçal (Hugo); Jeffinho (Jr. Santos) e Tiquinho Soares (Matheus Nascimento). Técnico: Tiago Nunes.
Portuguesa: Dida, Ronaldo, Diego Guerra, Rodolfo Filemon, Pará; Wellington Cézar, João Paulo (Michel), Anderson Rosa (Vinicius), Romarinho (Miguel Vinícius); Nenê Bonilha (Copetti) e Patrick Carvalho (Breno). Técnico: João Carlos Ângelo
Cartão Amarelo: Jeffinho, Tchê Tchê, Alexander Barboza e Tiquinho Soares (BOT) / Anderson, João Paulo e Rodolfo Filemon (POR)