Nesta quarta-feira (27), os servidores municipais de Araruama, na Região dos Lagos do estado do Rio, realizaram uma manifestação com a paralisação das atividades por um dia. O ato aconteceu na Praça da Bíblia e, de acordo com o Sindicato de Servidores Municipais de Araruama (SSMA), contou com a participação de aproximadamente 600 funcionários de diversos setores do serviço público da cidade.
Com o movimento, eles reivindicaram algumas melhorias no enquadramento de tempo de serviço, plano de carreira, pagamento do piso salarial, insalubridade, cumprimento da lei complementar referente à data base, agilidade nos processos de aposentadoria, de licença prêmio dos servidores e da transparência nos precatórios.
Além disso, outros setores administrativos também aderiram à paralisação. Educação, Segurança Pública e Saúde também participaram do protesto mantendo o número mínimo de profissionais para o atendimento à população.
Ainda segundo o SSMA, apesar da mobilização, não houve diálogo entre os manifestantes e Lívia de Chiquinho, a prefeita do município. Agora, a entidade informou que pretende tentar mais uma vez no próximo dia nove de abril, uma conversa sobre as pautas em questão. Contudo, quatro ofícios já foram expedidos pelo sindicato, mas ninguém foi recebido.
O portal Eu,Rio! tentou contato com a prefeitura de Araruama para tentar um posicionamento sobre o assunto, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta