Sobrou emoção e alegria no grito de Carnaval do Bloco Foco na Saúde PBS, neste sábado (10), em Belo Horizonte. Logo cedo, por volta das 6h, já haviam cerca de 10 mil foliões empolgados para brincar e desfilar pelas ruas. O grupo recebeu o apoio e o carinho do Bloco Então Brilha, um dos mais famosos e tradicionais do Carnaval mineiro, que prometeu levar mais de 100 mil foliões para o desfile.
A partir daí, as ruas do Centro de Belo Horizonte foram tomadas pelos dois blocos. Neste ano, o tema do Bloco Então Brilha foi “Você tem sede de quê?”, que fala sobre o movimento e transformação das águas que atravessam Belo Horizonte.
Toda a empolgação dos foliões não foi motivo para esquecer dos problemas crônicos que afetam os trabalhadores da Saúde, principalmente a falta de reconhecimento profissional, com salários defasados e, na maioria das vezes, sem o aumento merecido e reconhecido por lei, como ocoorre com o Piso Nacional de Enfermagem e o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Os foliões, no entanto, deram uma pausa na luta por seus direitos e foram para as ruas para brincar o Carnaval.
O esquenta para a bateria começou às 5h30 , com fogos de artifício coloridos e silenciosos, como determina a legislação recente, arrancando gritos da multidão que começou a chegar para o cortejo ainda bem cedo. Este ano promete muita alegria e samba no pé.
Depois do Carnaval, a concentração dos foliões do Bloco Foco na Saúde PBS ficará por conta de muita luta pelos direitos dos trabalhadores.