A volta à rotina no pós-carnaval faz com que muitos percebam problemas que ocorreram durante a folia, mas que só agora chamam a atenção: os golpes online. Seja através da utilização da internet ou de artifícios como a inteligência artificial, a distração no período de festas, o descuido e a falta de informação podem servir como porta de entrada para ações cada vez mais especializadas e que lesaram milhares de pessoas.
“O mundo vive em constante evolução tecnológica e a necessidade de estar sempre atualizado está se tornando questão de sobrevivência. Além de ações que já conhecemos há tempos, como a troca de cartões, golpes na máquina de crédito e débito, surgem no universo digital ações como promoções falsas, crimes de falsidade ideológica e tantos outros que tornam difíceis a vida das vítimas, causando danos irreparáveis em muitos casos”, conta João Mendes Miranda, autoridade no assunto.
Especialistas em IA, as gêmeas Rafaela e Gabriela Carvalho, responsáveis pelo perfil @eusoutwins nas redes sociais, indicam algumas ações que são comuns quando o assunto são as fraudes na web e dão dicas para que o usuário possa se resguardar.
“A vulnerabilidade dos usuários tem sido a porta de entrada para os golpistas aplicarem técnicas que acessam dados bancários e informações importantes. Por isso, sempre verifique o remetente e a URL antes de clicar em qualquer link, seja por email, mensagens de textos ou redes sociais. Em períodos de festas, outro erro fatal é utilizar redes Wi-Fi públicas para transações financeiras ou acesso a informações sensíveis. Se precisar fazer isso, utilize uma VPN para garantir a segurança dos seus dados. Mantenha também o sistema operacional, navegadores e aplicativos sempre atualizados, pois as atualizações geralmente corrigem vulnerabilidades conhecidas”, explica Gabriela.
Outra medida importante é a utilização da autenticação de dois fatores, que adiciona uma camada extra de segurança às contas online, como e-mails e redes sociais. “Sempre que possível, opte por este método. Por mais que possa parecer cansativo para o usuário ter de fazer as confirmações devidas através de códigos e outros métodos, o prejuízo que um golpe pode causar é incalculável. Alguns minutos garantem toda uma vida”, completa Rafaela.