O Botafogo ficou no empate em 1 a 1 com o Aurora, da Bolívia, na partida de ida da segunda fase preliminar da Libertadores. Jr. Santos marcou para o Fogão no primeiro tempo e Dario Torrico empatou para os bolivianos praticamente no último lance da partida. As equipes voltam a se enfrentar e decidem a vaga na próxima quarta, às 21h30, no Nilton Santos.
A partida
Os primeiros 45 minutos do Botafogo na Libertadores foram de emoção e transpiração. O Aurora começou a partida melhor e dominou os primeiros 15 minutos, tendo inclusive boas chances de abrir o placar. Passada a pressão inicial do time boliviano, o Botafogo cresceu e começou a trabalhar a bola e explorar as pontas, principalmente com Victor Sá.
E foi justamente pelo lado esquerdo de ataque, com Sá, que o Fogão teve um pênalti marcado a seu favor após toque de mão do zagueiro. Tiquinho foi para a bola, mas parou em defesa do goleiro Akologo. Apesar do pênalti desperdiçado, o Glorioso não se abalou e pouco depois Júnior Santos abriu o placar de cabeça. O Aurora chegou a fazer um com Amarilla, mas o tento foi anulado por falta em Jr. Santos e o primeiro tempo terminou com o Botafogo em vantagem.
O segundo tempo começou com o Botafogo administrando bem sua vantagem. O Alvinegro trabalhou bem a bola e até teve chances em contra-ataques, mas nenhuma de muito perigo. O tempo foi passando e o cansaço foi batendo nos comandados de Tiago Nunes, que se viu obrigado a mexer.
O técnico optou por recuar o time, o que chamou o Aurora para o ataque. A partir dos últimos 15 minutos o Botafogo recuou muito e o Aurora passou a pressionar. O gol de empate quase saiu após cruzamento que passou por toda área e encontrou Didi, que chutou para ótima defesa de Gatito. Porém, no apagar das luzes, aos 51, Dario Torrico recebeu na entrada da área, passou pela zaga alvinegra e chutou cruzado para empatar.
O Botafogo ainda teve uma chance de se recolocar a frente do placar no último lance da partida, mas Mateo Ponte bateu por cima do gol.
Agora, o Fogão encara o Audax Rio, no próximo sábado, no Estádio Nilton Santos. Logo na sequência, na próxima quarta, o Glorioso recebe o Aurora pela partida de volta, às 21h30.
FICHA TÉCNICA
AURORA 1 X 1 BOTAFOGO
Gols: Jr. Santos (27/1T) (BOT) / Dario Torrico (AUR)
Local: Estádio Félix Capriles
Aurora: Akongo, Michelli, Barboza, Amarilla, Balliván (Cabral), Didi Torrico; Jair Torrico, Alaníz, Dario Torrico; Serginho (Silvero) e Reinoso. Técnico: Maurício Soria
Botafogo: Gatito, Damián Suárez, Lucas Halter, Alexander Barboza, Hugo; Danilo Barbosa, Marlon Freitas, Eduardo (Tchê Tchê); Jr. Santos (Mateo Ponte), Victor Sá (Savarino) e Tiquinho Soares (Janderson) (Matheus Nascimento). Técnico: Tiago Nunes
Cartão amarelo: Michelli, Barboza e Ballivián (AUR) / Danilo Barbosa, Matheus Nascimento e Gatito (BOT)
Cartão vermelho: Maurício Sória (AUR) / Tiago Nunes (BOT)