Hoje tem jogo decisivo para o Fluzão. É o primeiro confronto da decisão da Recopa Sul-Americana, que acontece nesta quinta-feira (22), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito. O jogo de volta será no Maracanã, dia 29 de fevereiro, no mesmo horário.
O local da partida de ida está a 2.850m acima do nível do mar, o que deixa os tricolores apreensivos quanto ao resultado. A altitude no Equador é um trauma para o Fluminense, derrotado por 4 a 2 em 2008.
Mas, apesar da dificuldade, o Tricolor tem motivos para acreditar, pois nove clubes brasileiros já conseguiram segurar a LDU em casa. O próprio Fluminense contabilizou nove vitórias, três empates e seis derrotas em jogos na altitude. Portanto, um histórico positivo.
A Recopa reúne os campeões da Conmebol Libertadores e da Sul-Americana de 2023. O Fluminense teve a conquista inédita da Libertadores, enquanto a LDU conquistou a Sul-Americana pela segunda vez no ano passado.
As equipes irão se enfrentaram pela terceira vez em finais sul-americanas: Conmebol Libertadores de 2008, Copa Sul-Americana de 2009 e Recopa Sul-Americana de 2024.
Keno é dúvida no primeiro confronto
Fernando Diniz deve manter a formação titular atual no primeiro confronto com a LDU. A única dúvida para o técnico tricolor fica por conta do atacante Keno. O atleta viajou com a delegação, vinha treinando normalmente, mas ainda pode não estar na sua melhor condição física. Keno ficou fora do clássico com o Vasco. Se não conseguir atuar hoje, deve ser substituído por Renato Augusto. John Kennedy está suspenso porque foi expulso na final da Libertadores.
A LDU não vai poder contar com o técnico Jose Alcácer a beira do campo. Ele não pode dirigir o time equatoriano porque não tem licença da Conmebol. Quem estará no comando será Addrián Gabbarini, auxiliar, que já foi goleiro da LDU. Outra ausência sentida pela torcida é do atacante Paolo Guerrero, que deixou o clube após a conquista da Sul-Americana.
LDU: Alexander Domínguez; José Quintero, Ricardo Adé, Facundo Rodríguez e Leonel Quiñónez; Ezequiel Piovi, Jefferson Valverde, Gabriel Villamil, Luis Estupiñán e Jhojan Julio; Jan Hurtado.
Técnico: Adrián Gabbarini.