Pelo menos três pessoas morreram devido às fortes chuvas que atingiram o estado do Rio de Janeiro na noite desta quarta-feira (21). A Defesa Civil de Japeri, na Baixada Fluminense, confirmou duas mortes no município: um menino e uma mulher de 24 anos, em desabamentos em locais diferentes.
Outra morte aconteceu, segundo a Secretaria Estadual de Defesa Civil, em Barra do Piraí, no sul fluminense. Uma mulher foi soterrada em deslizamento de terra, durante o temporal. Ainda de acordo com a Secretaria, quatro pessoas foram resgatadas com vida e três estão sendo procuradas pelo Corpo de Bombeiros.
Na cidade de Mendes, também no sul do estado, duas pessoas foram resgatadas com vida sob os escombros de um deslizamento. Uma criança estaria desaparecida, segundo a Defesa Civil estadual.
Desde quarta, mais de 130 ocorrências foram registradas pelo Corpo de Bombeiros no estado. As chuvas também provocaram enxurradas em municípios da Baixada Fluminense, como Nova Iguaçu e Queimados. Nas duas cidades, as aulas foram suspensas em algumas escolas.
Ouça no Podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre os estragos provocados pelas fortes chuvas na noite de quarta-feira (21/2) no Estado do Rio.
A Secretaria Estadual de Defesa Civil alerta que o risco de enchentes permanece alto ou muito alto em Nova Iguaçu, Queimados, Barra do Piraí, Mendes, Paracambi, Porto Real, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Belford Roxo e no Rio de Janeiro.
Já o risco de deslizamentos é alto ou muito alto em Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Mendes, Paracambi, Queimados e Porto Real.
Na rodovia BR-363, uma cratera foi aberta na pista, provocando sua interdição na altura do km 258, em Barra do Piraí. Em Teresópolis, na região serrana, o trânsito no trecho do km 63 da BR-116 foi interrompido devido à queda de árvore e de fios na pista, que provocaram acidente com um caminhão.
Fonte: Agência Brasil e RadioAgência Nacional