TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Fluminense inaugura Museu em Laranjeiras na próxima semana

Torcedor poderá ver de perto a taça da Conmebol Libertadores 2023

Por Portal Eu, Rio! em 23/02/2024 às 15:42:50

Foto: Marina Garcia/Divulgação

O Museu Fluminense FC será inaugurado na próxima segunda-feira (26), em evento exclusivo para convidados e imprensa, e aberto ao público no dia seguinte, terça (27). O espaço, totalmente remodelado, abriga a taça da Conmebol Libertadores e traz experiências inéditas ao torcedor que for à sede de Laranjeiras conhecer de perto a história tricolor.

"O Museu é mais um passo que damos no resgate das tradições e valores do Fluminense. Ele foi concebido com visão artística apurada. Optamos pela técnica expositiva clássica, em contraposição ao uso de leds e outros dispositivos que são empregados atualmente. O Fluminense sempre valorizou a arte. E nós honramos essa tradição”, disse o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt.

Diferente de qualquer outro museu de clube no mundo, no Museu Fluminense FC a história não é exibida de forma linear. É uma criação em capítulos, onde cada sala conta uma história como se fosse em um ato teatral.

O conceito artístico está em cada detalhe. Há Maria Betânia recitando o poema "O Campo", de João Cabral de Melo Neto, e Chico Buarque com a canção "Bom Tempo", que está impressa e é ouvida no final da visita, além de outro texto dele, da música "O Futebol". Há também fragmentos de Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Adélia Prado e Manoel de Barros. A concepção e criação de cada detalhe ficou a cargo da diretora teatral e artista multimídia Bia Lessa.

"Contar a história do Fluminense significa contar uma história através dos documentos, da emoção, da poesia, da música, das conquistas, de Xerém. Para contar essa história, são necessários muitos elementos. E a gente tentou nesse Museu, pequeno do ponto de vista de espaço, mas imenso do ponto de vista do conteúdo, narrar com emoção a importância do clube, da torcida e de toda a equipe que faz parte da instituição. Eu, hoje, também me sinto parte do Fluminense”, afirmou Bia Lessa.

Uma das salas é dedicada exclusivamente ao maior título do Tricolor: o de campeão da CONMEBOL Libertadores. No espaço, são exibidos, além da taça, itens históricos e o vídeo dos bastidores da conquista.

Para executar a obra, Bia contou com nomes de peso do mundo artístico. Paulo Pederneiras (diretor artístico e fundador do Grupo Corpo) assina a luz da Sala de Troféus, onde foi respeitada a arquitetura tombada do prédio de Laranjeiras e seus vitrais. E o designer de som e produtor de trilhas sonoras Dany Roland é o responsável pela parte musical.

A construção do Museu Fluminense F.C. foi financiada com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da TIM.

Você no Museu Fluminense FC

Um dos oito ambientes temáticos é dedicado a ídolos do Tricolor e à sua torcida apaixonada. Nesta sala, as paredes são recobertas por cerca de 14 mil fotos de torcedores em formato 7 cm x 7 cm, impressas de forma especial. Para ter sua foto na parede desse ambiente, o torcedor deve pagar uma taxa que varia de acordo com a localização. O prazo mínimo para a permanência das fotos é de dois anos – e os primeiros a chegar terão preferência na renovação.

Os torcedores podem colocar suas próprias fotos, de seus pais, filhos ou amigos que quiserem homenagear. É permitida somente uma pessoa por foto e todas serão previamente aprovadas pela equipe de curadores.

Em breve a venda dos espaços será reaberta para o torcedor garantir sua foto na sala.

SERVIÇO

Funcionamento
- Terça a sexta-feira: das 10h às 18h
- Sábado, domingo e feriados: das 10h às 16h
- Segunda: fechado para manutenção

Preços
- Sócios R$ 25
- Não-sócios: R$ 50

*Os ingressos para o Museu começarão a ser vendidos em breve pela internet


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.