TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Feira de produtos orgânicos, low carb, veganos e artesanais chega em agosto ao Rio

Shoppings Cittá Office, Botafogo Praia e Recreio receberão evento

Por Edison Corrêa em 05/07/2018 às 13:41:59

Feira trata do universo vegano e orgânico dos alimentos

ORio de Janeiroserá palco de um evento de âmbito nacional que objetiva fazer com que a população observe como prioritária a necessidade de uma alimentação saudável e de fácil acesso. OTodos&Juntos-Circuito Estações Rio de Orgânicas e Artesanaisé uma feira de produtores de alimentos orgânicos,low carb(dieta que restringe a quantidade de carboidratos), veganos (estilo de vida que exclui totalmente o consumo de qualquer tipo de produto de origem animal) e artesanais, realizada de acordo com as estações do ano, que oferece os produtos, naturais e sem agrotóxicos, diretamente ao consumidor. O evento começa dia 07/08, quinta, no Botafogo Praia Shopping, 09/08, sábado, no Cittá América; dia 11/08, segunda, no Recreio Shopping, sempre às 10h. Seguindo nestes locais por 52 datas e seus respectivos dias da semana , e com estimativa de público de 200 mil consumidores (cada shopping) entre os invernos de 2018 e 2019, durante as quatro estações do ano. A expectativa é alcançar um público de um milhão de pessoas ao longo do circuito completo.

R$ 1,5 mi de investimento até 2020

AIGBT Holding, patrocinadora do evento, investirá R$ 1,5 milhão até 2020 no evento, que tem expectativa de alcançar shoppings das zonas oeste, sul e norte da cidade, além da baixada fluminense. De acordo comEdmilson Fiaux, superintendente daIGBT, a empresa sempre pensou e investiu em alternativas no segmento de saúde."O projeto do Circuito veio à tona exatamente pela necessidade de oferecer à população doEstado do Riouma alimentação saudável e de qualidade. Meu neto, por exemplo, tem dificuldade de encontrar isso",conta Fiaux. Com relação aos produtores, facilitar o escoamento de seus produtos."Também queremos ajudar a economia ligada aos orgânicos, que estava escondida e abandonada em nossa região",afirma o investidor

Palestras, oficinas e decoração exclusiva

No início de cada estação, a feira receberá uma decoração exclusiva correspondente aos períodos. Os shoppings oferecerão espaço para palestras e oficinas, que serão ministradas pelos produtores dentro de suas áreas de atuação, e ainda sobre ciclos orgânicos, viabilizadas por profissionais especializados."Este circuito é extremamente importante para estes pequenos agricultores, que oferecem seus produtos de acordo com as sazonalidades das estações. Será um evento pioneiro para comercialização de produtos orgânicos, 100% sustentáveis, que abrangerá todas as camadas da população, das classes A a E, pois antes eles eram considerados itens caros, inacessíveis ao grande público. Isso não é mais uma realidade", sentencia Fiaux.


Energia solar torna evento 100% sustentável

O evento será 100% sustentável graças a uma empresa de energia especializada em tecnologia verde. A AZ Energy levará ao espaço doTodos&Juntosum gerador de energia solar, responsável por alimentar os estandes doCircuito Estações."É realmente uma inovação no Brasil em eventos como este", garanteJúnior Miranda,CEO da AZ Energy, especialista em sistemas solares fotovoltaicos e infraestrutura para recarga elétrica.

"Estamos focados em expandir a consciência verde, tornando residências e empresas mais sustentáveis, seja através de sistemas solares fotovoltaicos, infraestrutura para recarga elétrica ou de projetos de eficiência energética. Sempre trazemos constantes inovações ao mercado, como as novasplacas híbridasalemãs2Power. Além delas gerarem energia, simultaneamente aquecerão a água, que pode ser utilizada em chuveiros e piscinas aquecidas em residências e empresas. É uma solução prática de espaço para os clientes", revelaJunior.

Enquanto a cidade dorme, a roça planta

Segundo a coordenadora deEconomia SolidáriaeComércio Justo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e InovaçãodaPrefeitura do Rio de Janeiro,Ana Asti, a importância deste circuito é oferecer diversidade de produtos limpos, orgânicos, produzidos de forma sustentável e respeitosa com a terra, além de possibilitar que o consumidor tenha oportunidade de contactar o agricultor e se surpreender ao ter conhecimento de que a produção é realizada em sua própria cidade."Os circuitos geram conhecimento e trocas importantes para a população urbana, valorizam as relações entre as pessoas, a cidade e o campo, além de promoverem a geração de renda na zona rural. Enquanto a cidade dorme, a roça planta e colhe para alimentar a população", sustenta Asti.Lícia Marca, outra das coordenadoras deste setor naPrefeitura do Rio, completa:"investir em tecnologia, em inovação, na indústria 4.0, na "Geração Y",é incrível, um processo "para ontem". Em consequência desta consciência de energia sustentável, o país cresce, tornando-se economicamente mais forte, com uma matriz energética limpa", acredita.


Para odeputado estadual Waldeck Carneiro,Presidente da Comissão de Economia, Indústria e Comércio, daFrente Parlamentar de Economia Popular Solidária e do Grupo de Trabalho de Agricultura FamiliardaALERJ, encontrar locais para canalizar o escoamento da produção é um dos grandes nós deste setor."O mercado de produtos orgânicos cresce consideravelmente a cada ano. Até bem pouco tempo, eles ficavam restritos a prateleiras das grandes redes de supermercados. A criação deste circuito de feiras orgânicas estimulará a economia do Estado do Rio, os pequenos produtores e sua produção", assegura Waldeck. O parlamentar é autor, na ALERJ, daLei 7610/2017, que autoriza o Poder Executivo a criar oCircuito Fluminense de Feiras Orgânicas; da Lei 7368/2016, que cria o Fundo Estadual de Fomento à Economia Solidária; da 7673/2017, que assegura a cessão de espaço físico para exposição e comercialização de produtos da economia solidária em eventos públicos; e do Projeto de Lei 3773/2018, que autoriza o Governo do Estado a criar o Circuito Fluminense de Economia Solidária, com objetivo de promover eventos, tais como feiras, festivais, exposições, entre outros, com o objetivo de apoiar a comercialização de produtos oriundos da cadeia produtiva da economia solidária, observados os princípios norteadores do comércio justo."As proposições garantem espaços para escoamento destes produtos e recursos financeiros públicos para fomento da economia solidária. Este setor congrega centenas de milhares de pessoas, que sobrevivem através da venda de produtos e serviços", lembra o parlamentar.

Consumo consciente

ASecretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro, em nota aoportal Eu, Rio!, afirmou apoiar iniciativas que visam promover a aproximação de produtores e consumidores e o consumo consciente de alimentos saudáveis."Esse convívio, importante para desenvolver o campo e divulgar junto ao público urbano as atividades da agricultura familiar, abre novos canais de comercialização e geração de renda para o produtor.", diz a nota, que ainda informa:"através do programaRio Rural, para o desenvolvimento rural sustentável no estado, a secretaria tem fomentado a produção de alimentos orgânicos, incentivando agricultores para a adoção de práticas agroecológicas e a certificação de sua produção junto a uma entidade certificadora".

OCircuito Estaçõestraz à tona e estabelece que todos têm direito a uma alimentação saudável a custo acessível. Independente do local onde reside e de sua classe social, o cidadão tem acesso a uma boa alimentação e bem estar, exatamente o que será viabilizado nesta feira de orgânicos, veganos,low carbe artesanais. Mais informações podem ser obtidas no Instagram do evento (@todosejuntos), pelo Facebook (facebook.com/todosejuntos) ou (21) 3217-583 Flávia Fagundes [email protected]


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.