Título, vantagem posterior e classificação ou eliminação do rival. Se não vale mais como há alguns anos, a Taça Rio terá seu vencedor neste domingo (31) definindo o destino de quatro clubes na competição. Vasco e Flamengo duelam no Maracanã a partir das 16h (de Brasília), com Fluminense e Bangu de olhos abertos para acompanhar tudo que acontecer.
Em outros tempos, os campeões de cada turno no Rio de Janeiro iriam direto para a final do Campeonato Estadual. Já não é de agora, porém, que isto não ocorre mais. O regulamento atual impõe mais duas equipes, além deles, na fase decisiva. Para compor a semifinal, entram na disputa os melhores colocados da classificação geral, juntando-se os mesmos aos que levantaram troféu. Só que o Vasco, que já faturou a Guanabara, pode abocanhar mais uma. Se isto acontecer, ele garantirá presença na decisão, eliminando a existência de uma das semifinais. Assim, Flamengo e Bangu se enfrentariam para chegar ao confronto contra o Cruz-Maltino, que teria a vantagem de poder empatar, por causa do sucesso obtido que lhe renderia a dobradinha dos canecos. Da mesma forma, pela campanha superior, os rubro-negros confrontariam os banguenses com a possibilidade de não precisar triunfar, apenas necessitando evitar um revés.
No entanto, a conquista do clube da Gávea tira os privilégios vascaínos de ir diretamente ao último embate e de jogar nele pela igualdade. Além disso, Flamengo campeão significará a sobrevivência do Fluminense. Eliminado da Taça Rio pelo próprio maior rival, os tricolores reencontrariam o algoz na sequência da competição, enquanto que o time de São Januário voltaria a medir forças com o Bangu, como ocorreu no meio de semana. Lembrando que os campeões de turnos carregam os resultados iguais como garantia de avanço para a etapa seguinte.
Sem Abel Braga, que só volta a trabalhar na terça-feira (2), por ter passado mal e sido levado ao hospital após o clássico diante do Fluminense, o Flamengo deverá ir ao gramado com vários reservas. O motivo é a partida contra o Peñarol, na quarta (3), pela Copa Libertadores, também no Maracanã. Por outro lado, o Vasco vai com o que tem de melhor, porém desfalcado outra vez do atacante argentino Máxi López. Ele ainda se recupera de uma lombalgia.
VASCO X FLAMENGO
Local:Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data:domingo, 31 de março de 2019
Horário:16h (de Brasília)
Árbitro:Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Assistentes:Michael Correia (RJ) e Silbert Faria Sisquim (RJ)
Transmissão:Globo e Premiere
VASCO:Fernando Miguel; Cáceres, Werley, Leandro Castan e Danilo Barcelos; Bruno Silva e Lucas Mineiro; Rossi, Bruno César e Marrony; Tiago Reis - Técnico: Alberto Valentim
FLAMENGO:César, Rodinei, Thuler, Rhodolfo e Trauco; Hugo Moura, Ronaldo e Arrascaeta; Vitinho, Lucas Silva e Uribe - Técnico: Leomir