Com o objetivo de combater empresas que adotam procedimentos irregulares no setor automotivo, o Sindirepa-RJ – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro – lança o Selo de Qualidade Automotiva (SQA), durante o primeiro seminário da Qualidade Automotiva “A Era da Transformação”, realizado no auditório da Firjan, na noite de quinta-feira (28).
O presidente do Sindirepa-RJ, Celso Mattos, destaca que a iniciativa visa inibir práticas como emissão de notas fiscais ilegais e equipamentos falsos adotados por algumas empresas: “O Selo de Qualidade Automotiva virá com o peso e a credibilidade necessária da instituição”, disse.
O Selo conta com a parceria da Naturgy Brasil – empresa distribuidora de gás natural e sucessora da CEG.
Formação profissional do setor automotivo
Durante o seminário, especialistas deram enfoque na questão da atualização profissional. A cada momento, uma nova tecnologia surge. E com o novo cenário, surge também a necessidade de adaptação por parte de técnicos.
Durante o evento, o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio, recebeu o prêmio relativo ao primeiro lugar na etapa estadual do Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais. Ele alerta para o fato de que dois terços dos alunos cursam profissões que não vão mais existir:
“Hoje, a juventude não quer tirar carteira. Os automóveis não são mais motivo de status. Há uma mudança brutal na indústria automotiva. Antes, os profissionais tinham que lidar com velas, motor, etc. Hoje, ao abrir o capô do veículo, só vê coisas diferentes. Os automóveis elétricos têm menos peças, menos atritos. O setor tem que se renovar”, disse.
O Seminário contou com o apoio do Sistema Fecomércio RJ; da Firjan; do Sincopeças; do Senai; da Confederação Nacional de Indústria; da Naturgy Brasil; do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro; do Inmetro e da Petrobras.