TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Cemitério da Penitência debate o enfrentamento e a violência contra a mulher em evento gratuito

Policial civil, vítima de tentativa de feminicídio e líder comunitária integram a mesa redonda

Por Portal Eu, Rio! em 08/03/2024 às 08:56:25

Foto: Divulgação

Depois de escapar por muito pouco das estatísticas de feminicídio, Ana Paula Sales usou a sua dor física e psicológica para ajudar outras mulheres vítimas de relacionamentos abusivos e violentos. A educadora e empreendedora social fundou há nove anos a Associação de Mulheres de Itaguaí Guerreiras e Articuladoras Sociais (A.M.I.G.A.S), que atualmente acolhe mulheres em estado de vulnerabilidade de todo o estado do Rio de Janeiro.

Ana é uma das convidadas da Mesa Redonda “Refletindo sobre o respeito e o enfrentamento à violência de gênero”, que será promovida na nesta sexta (8), Dia Internacional da Mulher, no Crematório e Cemitério da Penitência, que fica no bairro do Caju, na Zona Portuária do Rio. O bate papo, com início às 10h, contará também com a presença da presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (sindPol), Márcia Bezerra, e da presidente da ONG Artes Salva Vidas, Aldari Marques. As palestrantes vão discutir os avanços, conquistas e desafios no enfrentamento à violência contra a mulher nos dias atuais. No final do evento, terá uma dinâmica prática de autodefesa, orientada pelo professor Massa Rosado, faixa preta e 6º grau de jiu-jitsu.

A conferência, mediada pela CEO do Crematório e Cemitério da Penitência, Karla Monielly Belchior, vai acontecer no prédio vertical do complexo cemiterial. Abrindo os trabalhos, a policial civil Márcia Bezerra vai compartilhar a sua visão sobre a realidade enfrentada no âmbito da segurança pública. Na sequência, Ana Paula Sales vai abordar casos de violências cometidas contra mulheres da qual ela acolhe em sua ONG, assim como comentar sobre a sua própria experiência. “O meu ex-companheiro me deu uma facada, ele mirou o meu pescoço, mas eu me virei e o golpe atingiu minha coxa. Ele fugiu depois. A partir desse episódio, eu consegui medida protetiva e foi expedido o pedido de prisão dele. O meu ciclo da violência foi quebrado dessa forma, quando também passei a ajudar outras mulheres na mesma situação. Fundei a ONG em setembro de 2015, três meses após a prisão do meu agressor”, conta Ana.

Aldari Marques, líder da Associação Filantrópica Arte Salva Vidas, vai apresentar o projeto social voltado à defesa dos direitos das mulheres, que está sendo implantado pela sua equipe de acolhimento na comunidade do Caju, onde fica instalada a sede da sua ONG.

Na segunda parte do evento, das 11h às 12h, o professor Massa Rosado, faixa preta e 6º grau de jiu-jitsu, vai conduzir uma dinâmica prática de defesa pessoal com a participação das mulheres presentes, que terão a oportunidade de vivenciar simulações de situações de risco e aprender técnicas eficazes de autodefesa. “Considero uma grande oportunidade de passar os meus ensinamentos básicos de defesa pessoal para mulheres e, dessa forma, contribuir para livrá-las de situações e maiores complicações nos casos de violência de gênero”, pondera o professor.

“A nossa interação com esse evento vai além de orientar e apoiar as mulheres que estão passando ou passaram por situações de risco, mas queremos também fortalecer o sentimento de empoderamento do público feminino. Vamos unir diferentes perspectivas para conscientizar, promover a igualdade de gênero e combater a violência contra as mulheres. Só assim vamos ter um futuro mais justo e seguro para a nossa sociedade”, afirma Karla Monielly Belchior.

Serviço:

Mesa Redonda pelo Dia Internacional da Mulher: refletindo sobre o respeito e o enfrentamento à violência de gênero.

Dia 8 de março de 2024 - prédio vertical do Crematório e Cemitério da Penitência. R. Monsenhor Manuel Gomes, 307, bairro do Caju.

Mediação: Karla Monielly Belchior - CEO do Crematório e Cemitério da Penitência.

Programação: 10h às 11h - conferência com a policial civil e presidente do Sindicato de Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro, Márcia Bezerra, a presidente da Ong A.M.I.G.A.S, Ana Paula Sales, a presidente da Associação Filantrópica Arte Salva Vidas, Aldari Marques.

11h às 12h - Dinâmica prática de defesa pessoal, com o professor Massa Rosado, faixa preta e 6º grau de jiu jitsu. Simulação de defesa pessoal com as participantes do evento.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.