Bélgica, conhecida como Reino da Bélgica, está localizada na Europa Ocidental. Sua capital Bruxelas é sede da União Europeia, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Considerada um dos maiores centros culturais do país, a cidade demonstra um passado rico em história com construções e arquitetura bem definidas.
No centro de Bruxelas, fica a Grand´ Place - uma das mais belas praças do mundo, rodeada de prédios antigos em estilo gótico, cada um com uma história para contar. Uma obra de arte a qual impressiona é a torre gótica de 96 metros de altura com uma arquitetura assimétrica, e onde está localizada a prefeitura. Este prédio é o único que data da idade média.
Cultura e gastronomia
Alguns pontos turísticos que circundam a grande praça, são bem interessantes como a Catedral de Bruxelas, o Palácio Real, o Museu de Belas Artes de Bruxelas. E a famosa estátua do Menneken-Pis. O acesso a essas referências se faz pelas pequenas vias que desembocam na praça. Outra vertente que representa a vida cultural de Bruxelas é a música. Shows de jazz, ópera, e festivais são algumas das opções.
Além de todo contexto e acervo histórico-cultural e musical da cidade, Bruxelas é conhecida por sua gastronomia diversificada. Um repertório o qual segue desde a comida local, da cidade, e regiões do país até outros paladares e gostos com uma boa massa italiana, um saboroso bacalhau português, ou uma deliciosa moussaka grega. Difícil talvez seja escolher. E para brindar, uma gelada cerveja belga. A "Kriek", feita com suco de cerejas, possui um tom avermelhada. Ou se preferir coma uma refeição, os waffles. Eles são craques nisso, e fica ai uma boa pedida.
Porém, sem dúvida qualquer opção terá o teor de satisfação. Para fechar com chave de ouro um delicioso Dame Blanche - sobremesa de sorvete de baunilha, chantilly e chocolate belga.
Povo, tradição e futebol
O povo Belga é um povo amistoso, tem por tradição e hábito o cumprimento com aperto de mão, mas isso depende de cada região. Interessante é que, estando em um grupo não tão grande, a despedida se faz por cumprimento individual. E não tem problema irem a casa de alguém sem marcar data, até mesmo ser convidado ou sem avisar. Independente disso levam sempre um presente como forma de cortesia.
Assim como o ciclismo, natação e judô, o futebol na Bélgica é um dos esportes mais populares. Porém o país só disputou 11 Copas do Mundo, e por poucas vezes passando da primeira fase. Sua melhor colocação foi em 1986, no México, conseguindo o quarto lugar. Sem esquecer que neste mesmo ano o time belga era conhecido como os "Diablos Vermelhos" e ganharam, da antiga URSS por 4x1. Na Eurocopa, a Bélgica obteve o vice-campeonato em 1980.
Em 2014, a Bélgica foi bem nas eliminatórias sem perder, porém empatando em apenas dois. Caiu para a Argentina nas quartas de final. O inédito para o país, na época foi ter vencido quatro partidas.
A única vez que a Bélgica jogou com o Brasil, foi derrotada pelo placar de 2x0, nas oitavas de final - gols de Rivaldo e Ronaldo, no Home´s Stadium Kobe. E ano em que a seleção conquistou o pentacampeonato mundial. Um excelente retrospecto.
Curiosidades sobre Bruxelas:
- Bruxelas é uma cidade com um milhão de habitantes poliglotas (fala-se, pelo menos, neerlandês, francês e inglês);
- Possui setenta museus da cidade, com obras de artistas mundialmente reconhecidos;
- A cidade é também considerada um paraíso gastronômico, oferecendo não só as suas especialidades, como iguarias do mundo todo. (com belgica.org.br)