A Coordenadoria de Artes e Oficina de Criação da Uerj (COART) inaugura nesta terça-feira (12), a partir das 16h, a exposição "Bordados do tempo: A história continua…", na Galeria da Passagem, como parte do evento ÂNIMA 2024, que comemora o mês da mulher.
A COART faz parte do Departamento de Cultura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, e anualmente comemora o Dia Internacional da Mulher durante todo o mês de março com diversas atividades culturais e artísticas que exaltam o protagonismo feminino que compõem o evento ÂNIMA .
O evento deste ano homenageia Theresinha Valladares, que teve uma trajetória de grande destaque dentro da Uerj enquanto professora do Instituto de Letras e entusiasta da cultura e da ciência. Entre seus trabalhos, se destaca a criação do “Uerj sem muros”, em 1990, evento de caráter extensionista, que leva ao público em geral, anualmente, grande parte das pesquisas desenvolvidas dentro da universidade. Seu nome foi título do Prêmio de Extensão da Uerj até 2020. A cultura popular também foi trazida por ela para dentro da universidade a partir de manifestações promovidas pela professora, que sempre fazia questão de levar seus netos para participar dos eventos. Ela dizia ser este um motivador para a defesa de que a universidade é um espaço de direito de todos da sociedade, e não um privilégio.
Quem foi a homenageada
Maria Theresinha do Prado Valladares nasceu em 26 de setembro de 1931 e chegou à Universidade do Estado da Guanabara (UEG), atual UERJ, em 1966, no curso de Letras. Integrou o Instituto de Letras da UERJ, atuando como professora, além de manter vínculo ativo com outros departamentos e atuar como assessora do Vice-reitor Ivo Barbieri (1983-1987), conferindo grande atenção à Extensão na Universidade.
A exposição “Bordados do tempo: A história continua…”, que compõe a programação do ÂNIMA Coart 2024 e homenageia a trajetória da professora, reúne imagens, documentos e objetos de seu acervo pessoal e estabelece, por meio do bordado - ofício caro a Theresinha tanto no manuseio da linha, quanto das palavras - um diálogo visual com a obra das artistas Daniela Rodrigues e Ítala Ísis.
Seu legado até hoje é parte estruturante da Universidade e compõe o esqueleto que sustenta eticamente as ações que abrem o espaço acadêmico aos mais distintos perfis de públicos. Seus caminhos motivam e inspiram a Coordenadoria de Artes e Oficinas de Criação. De natureza extensionista, a COART/UERJ vem ampliando o acesso a práticas artísticas e abrindo suas portas a um vasto grupo de pessoas, atuando como um espaço de formação artística e de acolhimento.
Assim como a trajetória de Theresinha, as obras de Daniela e Ítala evidenciam o protagonismo da mulher nos territórios da arte e da cultura. Se a obra de Daniela expõe uma espécie de delicadeza da visceralidade nas relações imagem/palavra, a obra de Ítala projeta com linha vermelha uma ideia de Brasil, onde o gesto descrito pela artesania da linha de nítidas referências afroindígenas interfere sobre o duro plano das linhas da bandeira nacional. Com forte presença do desenho em ambas as produções, a agulha e a linha perfuram e redesenham o que está dado pelo poder do Estado no controle dos corpos (ordem, controle, vigilância) com linhas de possíveis, ecoando a ética rebelde e generosa de Theresinha Valladares. A história continua.
Sobre o ÂNIMA
Motivado pelo Dia Internacional da Mulher, nasceu ÂNIMA, evento anual no mês de março que tem o objetivo de discutir e apresentar trabalhos artísticos com protagonismo feminino. Neste evento são apresentados trabalhos dos diversos segmentos artísticos-culturais além de discussões pertinentes ao tema central do evento.
Serviço:
COART (Coordenadoria de Artes e Oficina de Criação - Centro Cultural da UERJ )
Programação (toda programação gratuita aberta ao público e sem classificação etária)
12/março
16h: Abertura/inauguração do Ânima 2024 com exibição do documentário “Memória Uerj: Theresinha Valladares – uma vida dedicada à Uerj”
Local: Auditório Cartola/COART (Uerj Maracanã)
17h: Abertura da Exposição “Bordados do Tempo: A história continua...”. Histórias de Theresinha Valladares em diálogo com as artistas Daniela Rodrigues e Ítala Ísis.
Local: Galeria da Passagem/COART (Uerj Maracanã)
Período da exposição: 12 de março a 09 de maio de 2024
Horário: 9h às 20h (de segunda à sexta-feira)
14/março
15h: Roda de Tarituba
Roda de Samba Dona Ivone Lara com AH!BANDA
Local: Salão 2/ COART (Uerj Maracanã)
COART (Coordenadoria de Artes e Oficina de Criação - Centro Cultural da UERJ)
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã
Prédio anexo – Campus Maracanã
tel.: 2334-0625