Impulsionar a juventude por meio da educação e de organizações sociais beneficia a sociedade como um todo, estimula o crescimento sustentável, ajuda a reduzir as desigualdades e fortalece a reputação de empresas apoiadoras, indo muito além das boas práticas do ESG (Ambiental, Social e Governança, em tradução livre).
Por isso, se uma empresa acredita no potencial ilimitado de adolescentes, jovens e estudantes da rede pública de ensino, investir em ações, programas e projetos, inspira e prepara a próxima geração de líderes para o sucesso em uma economia global.
Abaixo, a diretora-executiva da JA Rio de Janeiro, Renata Guimarães, lista oito razões para a sua empresa investir na educação por meio de uma organização social, como a JA Rio de Janeiro. Confira:
1. Responsabilidade Social:
O apoio à educação é uma forma de se comprometer com a sociedade na mitigação de problemas que prejudicam o país, como a evasão escolar. Em parceria com organizações sociais, as empresas têm a oportunidade de retribuir às comunidades, investindo no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens.
2. Desenvolvimento de talentos locais:
Realizar experiências educacionais ajuda a preparar as lideranças do amanhã, impactando positivamente suas famílias e comunidades. Ao fornecer recursos e oportunizar aprendizagem e formação, as empresas contribuem para o surgimento de cidadãos mais conscientes e profissionais mais qualificados.
3. Fomento à inovação:
O apoio à educação pode incentivar também a inovação. Investindo em ações com esse intuito, as empresas participam do desenvolvimento de mentes criativas, empreendedoras e inovadoras, gerando ideias e soluções que podem beneficiar não apenas a própria empresa, mas toda a sociedade.
4. Reputação positiva:
Empresas verdadeiramente comprometidas com a educação fortalecem sua imagem frente ao mercado, atraindo a atenção e a admiração dos consumidores. Esse engajamento não apenas fideliza clientes mais conscientes, como também ajuda a reter talentos e pode resultar em uma maior lucratividade, criando uma imagem corporativa mais sólida.
5. Aprimoramento da força de trabalho:
Ao apoiar a educação, as empresas contribuem para a formação de uma força de trabalho ainda mais qualificada e alinhada às necessidades do mercado e da sociedade. Isso não só atende às demandas imediatas dos mais diversos setores, como também contribui com a melhoria de vida das pessoas impactadas.
6. Sustentabilidade econômica:
Investir na educação é investir no presente e no futuro do Brasil. Uma juventude mais qualificada e autônoma estará mais preparada para enfrentar os desafios de um mundo globalizado, contribuindo para a estabilidade econômica e o crescimento.
7. Diversidade e inclusão:
O apoio à educação promove a diversidade e a inclusão. Ao proporcionar experiências educacionais acessíveis e inclusivas a todas as pessoas, visando a uma redução de desigualdades (racial, social, de gênero, entre outras), as empresas contribuem para a construção de uma sociedade mais equitativa, justa e diversa.
8. Parcerias estratégicas:
Impulsionar a educação por meio de organizações sociais como a JA Rio de Janeiro abre portas para parcerias estratégicas, oportunidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de beneficiar jovens e suas comunidades.