Com seis pontos, o time rubro-negro, líder do Grupo D, vem de duas vitórias na Libertadores. Venceu o San José por 1 a 0 e a Liga Deportiva Universitaria, a LDU do Equador, no Maracanã, por 3 a 1. Já o Peñarol tem trêspontos e vem de uma goleada de 4 a 0 sobre o São José.
"O Peñarol melhorou muito nas últimas semanas e isso ficou evidente na vitória de goleada contra o San José. É um time em evolução, assim como o Flamengo, e a partida vai ser muito complicada. Temos que usar a capacidade individual e coletiva para enfrentarmos os pontos mais perigosos deles. O jogador uruguaio é muito forte na maneira de encarar as partidas, à cada bola", analisou o técnico Abel Braga, que passou recentemente por uma intervenção cardíaca.
O goleiro Diego Alves aposta na força da torcida rubro-negra, que lotará o Maracanã esta noite.
"Nós sabemos que o Maracanã vai estar mais uma vez lotado e com o torcedor indo nos apoiar como fez até aqui nesta Libertadores e em toda a temporada. Precisamos usar toda esta energia mais uma vez a nosso favor", disse o goleiro Diego Alves.
Depois de poupar os titulares na decisão da Taça Rio contra o Vasco, o técnico Abel Braga escalou a força máxima contra o Peñarol.
O técnico do Peñarol, Diego López, passou a última semana preocupado em armar uma estratégia para neutralizar as jogadas de ataque do Flamengo. Segundo ele, o time rubro-negro do meio para frente é um dos melhores da Libertadores.
"Vamos enfrentar um time muito forte e perigoso em casa, que cria sérias dificuldades a quem o visita. O Flamengo toca rapidamente a bola e acha com facilidade os espaços. Vamos precisar trabalhar com velocidade na defesa e na transição das jogadas para o campo de ataque", disse López.
Pelo regulamento da Copa Libertadores, nesta fase de grupos os times duelam dentro de suas respectivas chaves em turno e returno. Ao fim, os dois primeiros colocados na pontuação geral se garantem nas oitavas de final. Os terceiros de cada um dos oito grupos ganham como "prêmio de consolação" a vaga na segunda fase da Copa Sul-Americana, permanecendo na luta por um título continental na temporada.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X PEÑAROL
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 21h30(de Brasília)
Árbitro: Patricio Lostau (Argentina)
Assistentes: Juan Belatti (Argentina) e Diego Bonfa (Argentina)
FLAMENGO: Diego Alves, Pará, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Gustavo Cuéllar, Willian Arão, Diego e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Abel Braga
PEÑAROL: Thiago Cardozo, Ezequiel Busquets, Fabricio Formiliano, Cristian Lema e Lucas Hernández; Giovanni González, Guzmán Pereira, Brian Rodríguez e Cristian Rodríguez; Luis Acevedo e Lucas Viatri. Técnico: Diego López