Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Arte desenvolvendo potências

Instituto de Niterói combate capacitismo com programação gratuita

Agenda tem workshop de grafitti, aula de automaquiagem, exposição de fotografia, aulão de charme e trilha


Foto: Divulgação

Com objetivo de incluir as pessoas com deficiência, combater o capacitismo e usar a arte para desenvolver potências, o Instituto Teatro Novo está com programação cultural gratuita. A agenda conta com workshop de grafitti (dia 21), aula de automaquiagem (dia 21), exposição de fotografia (dia 21), aulão de charme (dia 23) e trilha (dia 24).

Mais informações e inscrições no Instagram @institutoteatronovo.

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

DIA 21 - AULA DE AUTOMAQUIAGEM

Faixa Etária: A partir de 15 anos

Dia: 21 (quinta-feira)

Horário: 9h às 12h

Vagas: 15

Local: NU.RO Premium Coiffeur - Jardim Icaraí

Rua Lopes Trovão, 24 - Jardim Icaraí

Gratuita

O NU.RO JARDIM ICARAÍ é o primeiro salão de beleza a oferecer acessibilidade aos clientes e oportunidades para pessoas com deficiência, em um ambiente moderno e inovador na cidade de Niterói.

DIA 21 - GRAFFITI

Faixa Etária: A partir de 15 anos

Dia: 21 (quinta-feira)

Horário: 14h às 17h

Vagas: 10

Local: São Domingos

Gratuita

Oficineira do graffiti - Aila Ailita é uma das pioneiras do graffiti feminino do estado do Rio de Janeiro. Entre exposições, mutirões de graffiti, projetos culturais, tornou-se professora de graffiti. Trabalhou na Fundação Municipal de Educação de Niterói durante 11 anos, com graffitis nas fachadas e espaços de convivência nas unidades municipais de educação infantil com graffitis de cunho inclusivo e de e de valorização dos territórios das mesmas. Aila Ailita trabalhou uma temporada no projeto Cidade Ilustrada, realizado pela Prefeitura de São Gonçalo, onde são produzidos murais artísticos pela cidade por artistas gonçalenses. Aila é uma militante da cultura Hip-Hop, foi conselheira suplente da Câmara Setorial de Artes e Culturas Urbanas de Niterói, é membro do Fórum de Culturas Urbanas de Niterói e facilitadora do Grupo de Trabalho do Graffiti do estado do Rio de Janeiro, dentro GTRJ de HipHop da construção nacional de Hip-Hop por políticas públicas e valorização da cultura Hip-Hop. Hoje Aila, faz parte da assistência artística do projeto Cores da Brasil da prefeitura do Rio, projeto que constrói a maior galeria de arte urbana da América Latina. Aila Ailita com 22 anos ao serviço da cultura graffiti/Hip-Hop, se tornou mestre de graffiti pelo notório saber. Aila Ailita é pertencente à cultura Hip-Hop.

DIA 21 - EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA - FOTOGRAFIA PARA TODOS

Horário: 18h

Local: Câmara Municipal de Niterói

Av. Ernani do Amaral Peixoto, 625 - Centro

Os registros fotográficos que compõem essa exposição são do coletivo Fotografia para Todos, da turma composta por pessoas T21, que através de sua essência, criatividade e com prática a promoção da documentação e registro adquirida através da oficina conseguiu potencializar a capacidade de cada um.

Além dos belos registros e ampliação de acesso aos saberes do segmento das Artes Visuais dentro da fotografia desenvolvidos pela Ponto de Cultura Fotografia para Todos da da Sociedade Fluminense de Fotografia, o projeto vem promovendo a autoestima, protagonismo, o sentimento de pertencimento e cidadania de seus alunos, já que fortalece a participação na vivência social.

DIA 23 - AULÃO CHARME

Faixa Etária: A partir de 15 anos

Dia: 23 (sábado)

Horário: 10h às 12h

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno - Campo de São Bento

Gratuito

Esta atividade é em parceria com a Família Black Star que é um movimento de inclusão social, cujo objetivo é disseminar a cultura e a arte através da dança, feito para abrigar todas as pessoas, independente de etnias, gênero, idades e raça. Mostramos que é possível, sermos felizes sem preconceito e abraçando a todos com um único propósito crescimento da Cultura Charme e suas vertentes.

DIA 24 - TRILHA CAMINHO DE DARWIN

Faixa Etária: A partir de 15 anos

Dia: 24 (domingo)

Horário: 8h às 12h

Local: Engenho do Mato, em Niterói, e termina no bairro Itaocaia Valley, no município de Maricá.

Gratuito

Esta trilha faz parte do projeto Ecoarte no Caminho Darwin promove a valorização e o uso sustentável do patrimônio cultural imaterial do Circuito Turístico Caminhos de Darwin, que faz parte do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Inea).

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!