TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Arara-canindé é resgatada em varanda de apartamento na Barra da Tijuca

Por Jonas Feliciano em 04/04/2019 às 15:51:29

Foto: Divulgação GM-RIO

Na manhã desta quinta-feira (4), a equipe da Patrulha Ambiental da Prefeitura do Rio de Janeiro, realizou o resgate de uma arara-canindé em um apartamento da Avenida Vice-presidente José de Alencar, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital. De acordo com o órgão, o atendimento foi realizado depois do contato feito pela  família que reside no local. 

A espécie também é conhecida como Arara-azul-e-amarela e é um pouco menor do que as outras. Ela possui uma plumagem colorida e predominantemente azul e amarela, medem cerca de 80 centímetros de comprimento e se alimentam de frutas, nozes e sementes.

A ave estava sobrevoando o condomínio e alguns moradores colocaram frutas nas varandas para alimentá-la. No apartamento, onde a arara foi resgatada, os moradores improvisaram uma estrutura com carrinho de mercado para que a ave pudesse se abrigar e também evitar que bicasse a criança e o cachorro.

Ainda segundo a patrulha, os agentes não tiveram dificuldade para fazer a captura, pois a ave se mostrou bastante dócil, bem como, acostumada ao contato com humanos. Após o resgate, ela foi conduzida para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) da Universidade Estácio de Sá, em Vargem Pequena.

Vale ressaltar que em casos semelhantes, a prefeitura orienta a população a acionar a Patrulha Ambiental ao flagrar animais silvestres em área urbana na cidade do Rio ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat natural. Isso porque, é possível garantir um resgate seguro. O grupo é composto por guardas municipais do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) e fiscais da Secretaria de Conservação e Meio Ambiente e podem ser acionados por meio do telefone 1746, da Prefeitura do Rio, que funciona 24h.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.