TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Seis dicas para se expressar bem em vídeos e lives

Atentar-se a linguagem corporal e ter um roteiro são essenciais para ter um bom desempenho

Por Portal Eu, Rio! em 25/03/2024 às 11:00:00

Foto: Fernando Zanelato/Reprodução

Na era digital, a habilidade de expressar-se de forma eficaz em vídeos e lives demanda habilidades específicas e atenção a detalhes essenciais. Nesse universo, cada palavra e gesto são preciosos, exigindo uma abordagem técnica e cuidadosa. A Fonoaudióloga Mentora e Especialista em Comunicação e Oratória, Fernanda de Morais, tem seis dicas para melhorar o desempenho em vídeos e lives:

1 - A importância do roteiro

Roteirizar suas ideias é fundamental para evitar dispersões e manter a relevância. Evite falar excessivamente sobre um tema, desviar do tópico ou introduzir conteúdo irrelevante. Um roteiro é o guia que assegura clareza e coesão em suas apresentações.

2 - Como lidar com o nervosismo?

A especialista ressalta a importância do roteiro, utilizando-o como um guia, adaptando conforme necessário durante uma live. Reduza o nervosismo com exercícios de voz e técnicas de respiração prévias à gravação. Aquecer a voz e controlar a respiração contribuem para uma comunicação mais confiante e natural”, explica a especialista.

3 - O papel da linguagem corporal

A linguagem corporal reforça suas ideias e estabelece presença diante da audiência. “Mantenha contato visual com a câmera, utilize gestos para enfatizar pontos-chave e mantenha uma postura aberta e ereta para transmitir poder e autoridade”, explica.

4 - Exercícios para melhorar a comunicação

Pratique exercícios de voz, como vibrar a ponta da língua “trrr...”, para aprimorar projeção e confiança. Exercícios de dicção, como a sequência "Pa ta cá, pra tra cra, pla tla cla" ajudam na articulação e clareza da fala.

5 - Erros a serem evitados

Nos primeiros 5 segundos, evite introduções monótonas. Por exemplo: “Olá, eu sou… (seu nome),...... (sua profissão)”. Varie a entonação para manter o interesse. Evite falar muito rápido ou devagar, o que pode prejudicar a compreensão do conteúdo.

6 - Acrescente storytelling

De acordo com a fonoaudióloga, incluir narrativas cativantes em seus vídeos é fundamental. O storytelling tem o poder de atrair uma audiência significativamente maior do que o esperado, proporcionando uma experiência envolvente.

Dominar a arte da comunicação em vídeos e lives requer prática e atenção aos detalhes, mas ao seguir essas dicas, você estará no caminho para se destacar e cativar sua audiência.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.