TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Fundo de Quintal e Arruda se apresentam neste sábado (30) no Centro do Rio

Evento terá participação especial de Aninha Felipe, abertura com a Roda de Samba do Rangell e DJ Nicolle Neumann nos intervalos

Por Portal Eu, Rio! em 25/03/2024 às 14:43:51

Grupo Fundo de Quintal. Foto: Divulgação

Neste sábado (30) a partir das 18h, tem show do Grupo Fundo de Quintal e Grupo Arruda - com participação especial da cantora mineira Aninha Felipe - no Casarão do Firmino, no Centro do Rio. A maior casa de samba do bairro tem entrada colaborativa, com chopp grátis de 18h às 19h30.

A abertura do evento ficará por conta da Roda de Samba do Rangell e Batucada. Nos intervalos, a DJ Nicolle Neumann anima a galera.


Grupo Arruda. Foto: Divulgação

Sobre o Fundo de Quintal

O Fundo de Quintal é a melhor tradução da frase "aconselho a você que seja sambista também". Parafraseando Dorival Caymmi, quem não conhece o Fundo de Quintal, 'bom sujeito não é: é ruim da cabeça ou doente do pé'. É o grupo de samba brasileiro mais antigo em atividade: foi formado no Rio de Janeiro na década de 1970, idealizado a partir das rodas de samba do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, agremiação criada por Bira Presidente, Ubirany e Sereno em 1961. De lá para cá, o FdQ tornou-se uma das maiores referências do gênero, em especial no pagode, completando 45 anos de carreira em 2021. Além de muitas sambas e histórias que trazem na bagagem, para comemorar o aniversário, foi gravado um show de aniversário no Parque de Madureira. Essa celebração contou com as participações especiais de Xande de Pilares, Diogo Nogueira e Bom Gosto, entre outros. A generosidade musical é o segredo para a longevidade do grupo, o mais premiado e respeitado da história, berço de bambas como Jorge Aragão, Sombrinha, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Cleber Augusto, Maria Sérgio, Ronaldinho e Ubirany, entre vários outros nomes da música popular brasileira, verdadeiros padrinhos das gerações de atuais e futuros sambistas. O tempero desta receita é a assinatura inconfundível do Fundo. Na primeira batida do tantã, do repique de mão e do pandeiro, todo mundo já sabe que vai ouvir samba da mais alta qualidade. Na internet, o grupo tem mais de 154 milhões de visualizações em seu canal do YouTube, além de mais de 1 milhão de ouvintes mensais no Spopify. No palco, Bira Presidente é exímio pandeirista e dono absoluto do samba no pé, enquanto é cantor, compositor e inventor do tantã. Ademir Batera, também conhecido como baterista Sorriso, Marcelo Alexandre e Junior Itaguaí, completam o Grupo Fundo de Quintal. Uma verdadeira união de sambistas, cada um com uma personalidade própria e independente que, juntos no palco, formam a principal referência do gênero.

Sobre o Grupo Arruda

Já o Arruda tem mais de 15 anos de carreira e passeia por clássicos do samba e músicas autorais. Representante autêntico do gênero, suas referências são Fundo de Quintal, Cartola, João Nogueira, Clara Nunes e Roberto Ribeiro, mas também admira o samba de roda da Bahia, explorando bem a baianidade de Caetano Veloso, Gerônimo e Roque Ferreira. O grupo adora o lado místico e religioso dos afrosambas e tenta incutir, em sua identidade, uma mistura do que há de melhor na música popular brasileira.

SERVIÇO

Shows com os Grupos Fundo de Quintal e Arruda, participação especial da cantora mineira Aninha Felipe e Abertura com o Samba do Rangell e Batucada. Nos intervalos, DJ Nicolle Neumann.

DATA: 30 de Março, Sábado

LOCAL: Rua da Relação, 19, naLapa

HORÁRIO: A partir as 18h

ENTRADA COLABORATIVA

Classificação: 18 anos

Mais informações: 21 99926-5295


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.