A Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) , presidida pelo deputado estadual Waldeck Carneiro, fará na próxima terça-feira (09), às 9h, na Casa Legislativa, uma audiência pública onde serão discutidos os desafios e as perspectivas, bem como as demandas, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).
“Um dos temas de maior relevância a ser discutido na audiência é o concurso público para a contratação de 257 professores, algo urgente nas unidades da Faetec”, afirma Waldeck. “Estamos definindo as regras junto ao Ministério Público, mas o objetivo é de que o certame seja realizado ainda este ano”, declarou o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.
Recentemente, alunos da Faetec fizeram uma manifestação pedindo melhores condições de ensino nas unidades. A falta de professores, de alimentação e também as condições precárias de conservação das unidades são problemas recorrentes. Segundo o Corpo de Bombeiros, algumas escolas ligadas à Faetec não possuem certificado de aprovação, documento que atesta boas condições dos prédios e medidas de segurança (extintores, caixas de incêndio, iluminação, sinalização de segurança e portas corta-fogo)
Na primeira audiência pública promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia, em 12 de março, o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Leonardo Rodrigues, apresentou um balanço de sua gestão. Na segunda, no dia 19 do mesmo mês, houve discussão dos desafios, perspectivas e demandas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Já no dia 26, foi realizado debate sobre as questões da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), enquanto a Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO) foi pauta no último dia 2.