Será lançado na próxima sexta-feira (05), na Livraria Folha Seca, no Centro do Rio, o livro "Desaparecimento Forçado: Vidas Interrompidas na Baixada Fluminense". Trata-se do relatório final de um projeto de extensão e pesquisa fruto da parceria entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), através do grupo de pesquisa Observatório Fluminense, e do Fórum Grita Baixada.
O projeto teve financiamento de uma emenda parlamentar do então Deputado Federal Marcelo Freixo e traz o mapeamento das diferentes dinâmicas de se "fazer desaparecer" pessoas na Baixada Fluminense. Para tanto, valeu-se de diferentes metodologias: levantamento bibliográfico, análise dos bancos de dados do Disque Denúncia e do Instituto de Segurança Pública e acompanhamento de páginas do Facebook locais.
Contou também com a análise da legislação nacional e internacional e das movimentações de propostas no Congresso Nacional. A partir do trabalho de campo junto a mães e familiares de vítimas da violência de Estado, o relatório traz o cotidiano por eles vivido e registra o trabalho de arteterapia por eles desenvolvido.
Serviço
Lançamento do livro "Desaparecimento Forçado: Vidas Interrompidas na Baixada Fluminense"
Livraria Folha Seca
Rua do Ouvidor, 37, Centro/RJ
Dia 05/04 - 17h