Coletivo de Direito da UFF organiza pré-vestibular social
Projeto visa ajudar jovens estudantes da periferia que sonham ingressar em uma universidade
(FOTOS: Divulgação / Coletivo de Direito UFF)
O coletivo Direito Popular da Universidade Federal Fluminense está realizando um pré-vestibular social 100% gratuito para atender jovens de baixa-renda que sonham estudar em uma universidade. O projeto tem início neste sábado (07), com a primeira apresentação dos educadores, às 10h, na Faculdade de Direito da UFF, na Rua Presidente Pedreira, 62, no bairro Ingá, em Niterói, Região Metropolitana.
Professores, estudantes, ativistas culturais, assistentes sociais, psicólogos, oficineiros, músicos, dentre outros podem fazer parte da iniciativa, basta ter algo a ensinar. De acordo com o participante do coletivo Direito Popular, e um dos fundadores do pré-vestibular social, Pedro Henrique Lima, não só o conteúdo que deve cair no ENEM será lecionado.
"Queremos, além da matéria do ENEM, debater também questões importantes para nossa sociedade como racismo e homofobia. É necessário que os estudantes tenham noção de assuntos como esses, frsou. Ele ainda acrescentou que as aulas terão conteúdos interdisciplinares. "Um músico pode ensinar matemática com sua arte por exemplo", pontuou.
Haverá uma taxa simbólica de inscrição. Os estudantes interessados devem levar algum produto de higiene que ajudará em um projeto paralelo do Coletivo. Eles estão arrecadando esses materiais para doações em presídios. As aulas serão aos sábados e devem começar em agosto.