O Fluminense venceu o Colo-Colo por 2 a 1 nesta terça-feira (9) no Maracanã e assumiu a liderança do Grupo A na Conmebol Libertadores. Marquinhos abriu o placar e Paiva empatou ainda no primeiro tempo. Germán Cano voltou a marcou o gol da vitória no início da etapa complementar. A equipe chilena teve um gol anulado pelo VAR e um jogador expulso.
Colo-Colo ocupa agora a segunda colocação na fase de grupos. Alianza Lima e Cerro Porteño ainda vão jogar nesta segunda rodada.
Na terceira rodada, o Fluminense vai enfrentar o Cerro Porteño no Paraguai e o Colo-Colo encara o Alianza Lima no Chile.
Marquinhos marca outra vez
O Fluminense iniciou o confronto voltando as suas características de time que constrói a jogada a partir da área defensiva. Nos primeiros minutos foi bastante efetivo, com passes rápidos e precisos. Logo aos quatro minutos abriu o placar com um golaço do Marquinhos. O jovem atacante recebeu na direita uma bola precisa do Arias e chutou no ângulo esquerdo balançar as redes pela segunda vez com a camisa tricolor. É o segundo gol dele também na Libertadores.
Com 1 a 0 no placar, o Fluminense começou a dar show e ficou bem próximo do segundo gol. Mas numa jogada de contra-ataque, o Colo-Colo chegou bem perto e a zaga foi obrigada a ceder escanteio. Na cobrança Paiva recebeu sozinho e cabeceou para o empatar a partida em 1 a 1. Depois disso o jogo ficou parelho e o visitante mais confiante, algo ruim para o Fluminense.
Cano volta a marcar na Libertadores
O técnico Fernando Diniz mexeu no intervalo. Tirou o zagueiro Felipe Melo, que tinha cartão amarelo, e colocou o atacante Lelê. Aos seis minutos do segundo tempo o Fluminense volta a ficar na frente e justamente com gol do Cano, que voltou a marcar depois de um longo jejum e ainda voltando de lesão. Desta vez, Marquinhos foi o garçom e serviu o atacante argentino com um cruzamento na medida: 2 a1 para o atual campeão da competição.
Aos 29 minutos, a equipe chilena conseguiu balançar as redes de novo com Zavala. Mas o lance foi analisado pelo VAR e o gol anulado porque a bola pegou antes na mão do atacante Paiva. Sete minutos depois Wiemberg foi expulso com o segundo cartão amarelo por puxar o lateral Samuel Xavier perto da área. Colo-Colo ficou com um jogador a menos, mas continuou firme em busca do empate. Lelê acabou saindo para a entrada do zagueiro Antônio Carlos.
Cano também foi substituído por Terans,que acabou se envolvendo numa briga sem grandes consequências com Amor. A primeira vitória do Fluminense na Libertadores 2024 foi suada e sofrida. Mas o que vale no final são os três pontos.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 2 X 1 COLO-COLO
Gol: Marquinhos (4/1T), Paiva (18/1T), Germán Cano (6/2T)
Cartão Amarelo: Felipe Melo, Fábio (FLU); Wiemberg, Vidal, Paiva (COL)
Cartão Vermelho: Wiemberg (COL)
Data: terça-feira, 9 de abril de 2024
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ);
Árbitro: Jesus Valenzuela (VEN);
Assistentes: Antoni Garcia (VEN) e Tulio Moreno (VEN);
VAR: Juan Soto (VEN);
Onde assistir: Paramount+.
FLUMINENSE (Técnico: Fernando Diniz)
Fábio, Samuel Xavier, Felipe Melo (Lelê), Martinelli, Marcelo; André, Lima (Kauã Elias), PH Ganso (Terans); Marquinhos, Jhon Arias, Germán Cano (Felipe Andrade).
COLO-COLO (Técnico: Jorge Almirón)
Brayan Cortés, Óscar Opazo, Alan Saldivia, Maximiliano Falcón (Amor) e Erick Wiemberg; Esteban Pavez, Leonardo Gil e Arturo Vidal; Carlos Palacios (Pizarro), Guillermo Paiva (Daniel Gutierrez) e Bolados.