TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Câmara cobra saída para engarrafamentos da Avenida Brasil desde a inauguração do BRT

Liberação parcial de pista seletiva, adotada pela Prefeitura, não resolve gargalo em horários de pico

Por Portal Eu, Rio! em 16/04/2024 às 08:23:19

Inauguração do BRT Transbrasil, via expressa de veículos articulados, melhorou a vida de quem usa o serviço, mas agravou engarrafamentos nas demais faixas da Avenida Brasil. Foto: Agência Brasil

A Comissão de Transportes da Câmara realiza uma segunda audiência pública para tratar dos problemas que vêm ocorrendo no trânsito da Avenida Brasil, após a inauguração do BRT Transbrasil. O encontro acontece na terça-feira (16), às 10h30, no Plenário do palácio Pedro Ernesto, com transmissão no Youtube da Rio TV Câmara. Na última quinta-feira, a prefeitura anunciou mudanças no trânsito da região. Nos dias úteis, carros e motos poderão circular na faixa seletiva das 10h às 16h e das 20h às 5h. Nos fins de semana e feriados, essa pista estará liberada o dia todo.

“As medidas adotadas não resolvem, porque no horário de pico vai continuar tudo igual. A Comissão está dando uma segunda chance para que eles possam vir aqui e debater soluções para este problema. Espero que o Executivo esteja disposto a ouvir sugestões e possamos chegar a um denominador comum", disse Felipe Michel (PP), presidente da comissão.


Na audiência pública sobre o tema realizada na última terça-feira (9), o presidente do Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro (Sindicarga), Filipe Coelho, afirmou que a associação chegou a encomendar um estudo de impacto com soluções para lidar com eventuais problemas, mas que não foram ouvidos pela prefeitura. Outro ponto destacado no encontro foi a segurança dos veículos que são obrigados a parar na via. “Devido aos pontos de retenção, será necessário um diálogo maior com a prefeitura para saber até onde conseguimos oferecer uma segurança eficaz nas áreas de maior risco”, afirmou o o comandante do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas, Wagner Luiz Ferreira.

“Não somos contra a implantação do BRT Transbrasil, mas precisamos pensar nos passageiros dos ônibus de linha e nas pessoas que se locomovem em veículos particulares. Queremos saber se a prefeitura fez um estudo de impacto antes de colocar o BRT para funcionar”, questiona Felipe Michel. Além de Michel, fazem parte da Comissão de Transportes os vereadores Alexandre Isquierdo (União) e Luiz Ramos Filho (PSD).

Foram convidados para a audiência representantes da CET-Rio, Guarda Municipal, Mobi Rio, Fetranscarga, Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Firjan, Sindicargas, Rio Ônibus, Logística Brasil e Multiterminais, além da secretária de Transportes da prefeitura, Maína Celidônio, ausente no último encontro.

Fonte: Agência Brasil

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.