Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Violações de direitos humanos

Comissão da Câmara dos Deputados promove audiência sobre violações de direitos humanos cometidas contra policiais militares

Tema será debatido nesta quarta-feira na Comissão de Legislação Participativa


Foto: Agência Brasil

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quarta-feira (17) para debater violações de direitos humanos cometidas contra policiais militares dentro das corporações.

A deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP), que sugeriu a reunião, quer discutir também a relação dessas violações com a violência policial contra a população mais pobre. "Estudos desenvolvidos por especialistas e defensores dos direitos humanos mostram que há uma nítida relação entre a estrutura militarizada das polícias militares – e respectivos abusos e arbitrariedades cometidos contra os direitos humanos dos servidores públicos que trabalham nessas instituições –, e a violência praticada contra as populações mais desprotegidas da sociedade oriunda das ações das forças policiais", diz a parlamentar.

Entre os convidados para o debate estão policiais militares de diversos estados e a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional, Sílvia Souza. Confira a lista completa de convidados

Violência policial
Sâmia Bomfim também manifesta preocupação com o crescimento da violência policial no Brasil. "Com base nos dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a organização Human Rights Watch destaca que, em 2022, 6,4 mil pessoas foram mortas por policiais em serviço e de folga no País, sendo 80% dessas vítimas pessoas negras", afirma.

Para a deputada, é "necessária e urgente a criação de uma política nacional focada em diminuir o número de mortes causadas pela polícia, ainda que a letalidade seja um problema mais concentrado nas polícias estaduais".

A audiência está marcada para as 16 horas, no plenário 3.


Comissão de Legislação Participativa direitos humanos policiais militares

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!