O Botafogo finalmente conseguiu a sua primeira vitória na fase de grupos da Libertadores. O Glorioso venceu o Universitário, do Peru, pelo placar de 3 a 1, no Estádio Nilton Santos. Os gols do Alvinegro foram marcados por Eduardo, duas vezes, e Luiz Henrique. Com o resultado, o Bota somou seus primeiros três pontos, embolando a classificação do grupo D e se colocando na briga pela classificação às oitavas de final.
A partida
O Botafogo dominou a primeira etapa. Mesmo perdendo Tiquinho Soares aos 9 minutos, após o atacante sentir dores na perna direita, o Glorioso ocupou o campo ofensivo na maior tempo. O Alvinegro buscou trocar passes e arriscou jogadas pelos lados, principalmente no flanco direito de ataque, com Luiz Henrique. O time de General Severiano chegou a balançar as redes com Júnior Santos, mas a arbitragem marcou impedimento. O Universitario pouco chegou e teve seu lance de maior perigo com Flores, que arriscou de fora da área. A bola passou perto da meta defendida por John.
O segundo tempo começou com o Botafogo avassalador. Foram dois gols em 10 minutos que incendiaram o Nilton Santos. Primeiro, Eduardo completou cruzamento que veio da esquerda e abriu o placar para o Fogão. Depois, Luiz Henrique recebeu na entrada da área, arrancou, driblou o goleiro adversário e marcou um golaço para ampliar o placar. Mesmo com os dois gols de vantagem no placar, o Glorioso seguiu impondo seu ritmo e não viu seu adversário criar dificuldades. Quando tudo parecia se encaminhar para o 2 a 0 como placar final, dois gols saíram nos últimos minutos, já no período de acréscimos, um para cada lado. Eduardo fez o terceiro do Botafogo, aos 46, e Olivares descontou para os peruanos, aos 48. No final das contas, 3 a 1 para o Fogão, que está na briga pela classificação.
Agora, na sequência da temporada, o Glorioso tem um clássico diante do Flamengo pelo Brasileirão, no domingo (28), às 11h, no Maracanã.
FICHA TÉCNICA
Botafogo 3 x 1 Universitário
Gols: Eduardo (01/2T) (46/2T) e Luiz Henrique (11/2T) / Olivares (48/2T) (UNI)
Copa Libertadores
Local: Estádio Nilton Santos
Data/Horário: 24 de abril de 2024, 19h
Botafogo: Gatito, Damian Suarez (Mateo Ponte), Lucas Halter, Bastos (Alexander Barboza), Hugo; Luiz Henrique (Romero), Gregore, Marlon Freitas (Tchê Tchê), Savarino; Jr. Santos e Tiquinho Soares (Eduardo).
Técnico: Artur Jorge
Universitário: Britos, Corzo, Riveros, Saravia; Polo (Ancajima), Ureña, Murrugarra (Concha), Guedes (Celi), Portocarrero; Flores (Olivares) e Valera (Dorregay).
Técnico: Fabian Bustos
Cartão amarelo: Hugo (BOT) / Varela, Guedes, Celi e Saravia (UNI)